DiversosNotíciasSaúdeUtilidade pública

Oito caminhões de entulho e lixo são retirados do São Sebastião durante mutirão de limpeza

Sete caminhões de entulho, mato e lixo e um caminhão com cata treco – móveis e eletrodomésticos velhos: este foi o saldo do mini mutirão de limpeza realizado no último sábado, 1º, em um imóvel no bairro São Sebastião.

A ação foi realizada no último sábado

“Esta foi uma demanda verificada pelos agentes de endemias, no trabalho de campo. A partir daí, iniciamos um outro trabalho de convencimento do proprietário da área, para que a limpeza pudesse ser feita e foi o que aconteceu neste mini mutirão, que é chamado assim, porque é feito de maneira concentrada em uma área menor e mais específica”, explicou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

O mini mutirão na zona Sul teve a participação de servidores das Secretarias de Saúde e de Serviços Públicos, uso de retroescavadeira e de caminhões. Paralelo a este trabalho, teve manhã de ação educativa nos bairros Bandeirantes, Jardim Centenário e São José.

O objetivo neste caso, foi conscientizar os moradores sobre a importância de medidas como manter caixas d´água e piscinas tampadas, vistoriar constantemente pneus, vasos, recipientes e até o pote de água do cão ou do gato.

A vigilância deve ser redobrada nos quintais e em terrenos vagos, para evitar água parada, ambiente certo para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. “Sem dúvidas, foi um sábado muito produtivo para o nosso trabalho.

Além da limpeza e das orientações, conseguimos eliminar muitos focos das construções”, contou a agente de endemias e supervisora do Controle da Dengue, Márcia Helena Geremias de Paula. Junto com ela, outros 34 agentes participaram das ações.

Ações de Fevereiro

A Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, organiza para este mês, a realização de mutirões de limpeza, na zona Leste, especificamente nos bairros Estância São José e Chácara Alvorada. Na primeira quinzena de fevereiro, a Vigilância Epidemiológica realiza uma reunião com representantes de pronto atendimentos e de Hospitais de Poços, para orientações sobre o atendimento de possíveis casos.

Em 2019, foram 31 casos confirmados de dengue e destes, 17 autóctones, ou seja, contraídos no município. Para a chikungunya, foram quatro confirmações, sendo uma autóctone.

Não houve notificação de zika. “A Vigilância Ambiental segue em alerta, já que estamos em um período de muita chuva e de muito calor, que é a combinação ideal para o mosquito Aedes. Nossos serviços de combate e de prevenção seguem atuantes e mais uma vez, salientamos aqui a necessidade de participação de toda a população nestes cuidados”, lembrou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Telefones Úteis contra a Dengue

Denúncias de locais com acúmulo de água podem ser registradas na Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324, com ligação gratuita. O contato também pode ser feito pelo telefone da Vigilância Ambiental: 3697-5977. Reclamações de terreno sujo são no 3697-2072. Já o cata treco para o recolhimento de móveis e eletrodomésticos pode ser agendado pelo 3697-2073, para moradores das regiões oeste e central; pelo 3697-2319 para a zona Sul e pelo 3697-2188, para a zona Leste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.