NotíciasPolíticaTransito

Patrulhamento de trânsito será feito também com bike

O patrulhamento e fiscalização de trânsito na área central serão feitos a partir de agora por agentes de bicicletas. Atualmente o patrulhamento conta com 4 carros e 4 motos. Os 19 agentes vão fazer o revezamento durante a fiscalização com as 4 bicicletas.

As bicicletas foram entregues nesta quinta-feira no gabinete do prefeito

As quatro bicicletas e capacetes foram doados para a prefeitura em uma parceria com a Bicicletaria Ciclopoços e a Concessionária Ritmo. “Nós gostamos da ideia e achamos muito válido participar de um projeto inovador como este”, explicou Fátima Prates, gerente financeiro da Ritmo.

Para o agente Nilton Marques, há 4 anos atuando na fiscalização do trânsito na cidade vê vantagem na inciativa. “A bicicleta na área central vai nos proporcionar uma agilidade maior que o veículo, chegaremos muito mais rápido. E isso, sem o custo do combustível”, relatou o agente.

O gerente da Ciclopoços, Paulo José Moreno, explicou que as quatro bicicletas são da marca nacional Oggi, de alumínio, câmbio shimano, aro 29 e com garantia de quadro vitalícia. “Sei que os agentes vão adorar esta bicicleta. De imediato, abracei a causa. Essa iniciativa vem para somar, é uma inovação. Na questão de mobilidade vai ser sensacional”, declarou Paulo.

O secretário de Defesa Social, Rafael Conde disse que a proposta do bike patrulhamento veio dos próprios agentes. “Foi justamente quando a secretaria de Defesa Social precisou de alternativas para reduzir custos, sem perder a qualidade na prestação do serviço. O mérito é mesmo dos agentes que deram a ideia. Faremos um patrulhamento mais eficaz, mais efetivo, e conseguiremos reduzir custos”, reforçou Rafael.

 O prefeito Sérgio Azevedo salientou que esta é uma das propostas que a administração trabalha para incentivar o uso de bicicletas na cidade. “Primeiro quero agradecer aos parceiros deste projeto. Além da bicicleta ser sustentável, vai trazer agilidade aos agentes de trânsito. Estamos concluindo também, os estudos para ligarmos a ciclovia da zona oeste com a da zona sul. As duas já existem, mas não têm interligação, precisaremos passar pelo centro. Nós estamos finalizando o estudo para ver por onde iremos passar”, explicou o prefeito.

Outra parceria, que deve ser colocada em prática ainda este ano, é a do Departamento Municipal de Eletricidade (DME), Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Pontifícia Universidade Católica de Poços de Caldas (PUC), que desenvolve bicicletas elétricas. “As bicicletas elétricas, recarregadas com energia solar, vão ser usadas pela Guarda Municipal, Polícia Militar e terão exemplares para a utilização do público”, anunciou o prefeito.

A Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas participou da entrega das bicicletas aos agentes de trânsito. “A gente acredita que com os agentes fazendo a patrulha de bicicleta, eles serão nossos aliados para termos um trânsito mais seguro para bicicletas. A sociedade também passa a ver mais bicicletas nas ruas e isso é perfeito”, declarou Enrico Deloro, coordenador da Associação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.