Meio AmbienteNotícias

Plantas ameaçadas de extinção são preservadas por meio de reprodução no Jardim Botânico

Desde o ano passado, a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas realiza trabalhos a fim de preservar as espécies da flora do Planalto de Poços de Caldas que estão ameaçadas de extinção. A equipe do Departamento Técnico-Científico,através de metodologias, visa tirar da lista vermelha as 14 espécies encontradas dentro do Planalto que estão em risco de desaparecimento.

Ao todo 14 espécies foram resgatadas do Planalto de Poços
Ao todo 14 espécies foram resgatadas do Planalto de Poços

A primeira fase deste trabalho foi identificar e catalogar estas espécies, incluindo seu mapeamento com o auxílio de um GPS. Posteriormente, foi iniciada a coleta de sementes destas espécies para a produção de mudas, muitas destas coletas são realizadas no município de Caldas. No caso das pteridófitas (samambaias),aequipe faz a coleta da própria planta, com a retirada de seus esporos, parte da samambaia usada para germinação, e levada para multiplicação no laboratório de cultivoin vitro da FJBPC.

Os trabalhos começaram no segundo semestre do ano passado, desde então a instituição vemobtendo considerável sucesso na produção de mudas de 9 espécies:o cedro-rosa, cedrinho-do-brejo, palmito-juçara, canela-sassafrás, pinheiro-brasileiro, catuabinha-do-campo e Sinningiastriata (sem nome popular). Entre as pteridófitas, a Dicksoniasellowiana (xaxim verdadeiro) eaCheilanthesregnelliana, sem nome popular, foram as que conseguiram ser desenvolvidas.O próximo passo agora é usar estas mudas nos plantios de recuperação de áreas degradadas e a reintrodução na natureza.

Para conhecimento dessas espécies, o Jardim Botânico também irá lançar, em breve, um guia fotográfico com todas as 14 espécies ameaçadas para que haja colaboração da comunidade na preservação e conservação ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.