PM e GM fecham cerco contra ciclistas
A Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Social deu início nesta terça-feira, 2, a uma ação que visa coibir a pratica de irregularidades no trânsito por parte dos ciclistas. A partir de agora o ciclista que for flagrado fazendo manobras arriscadas entre os veículos, como andar pela contramão, furar sinal vermelho, desrespeitar faixa de pedestre e empinando as bicicletas será parado por policiais militares, guardas municipais e até mesmo agente de trânsito.
No caso do flagrante de irregularidades no trânsito, a bicicleta será apreendida e levada para um depósito na sede da Guarda Municipal. O veículo poderá ser retirado mediante a presença dos pais, para o caso do infrator ser menor de idade e também após a apresentação da nota fiscal da bicicleta.
De acordo com a tenente Thalita, comandante do policiamento na área central, a medida tem por objetivo também de verificar a procedência das bicicletas, uma vez que o veículo está sendo alvo de furto na cidade. A tenente destaca também que a ação visa combater o tráfico de drogas, em que jovens utilizam a bicicleta par se locomover, principalmente na área central. “Durante a abordagem também vamos verificar denúncias de tráfico de drogas em que menores de idade, principalmente fazem o transporte de drogas utilizando as bicicletas. Além disso, durante a abordagem vamos verificar a procedência da bicicleta para saber se o veículo não foi furtado”, ressaltou a comandante do policiamento na área central.
Segundo o diretor do Demutran, Carlos Sgrilli a medida vale também para quem for flagrado circulando com bicicletas pelas calçadas, praças e parques, onde a circulação é proibida. “A intenção é conscientizar os ciclistas, principalmente os mais jovens a cumprir o que determina a lei de trânsito, uma vez que a bicicleta também é considerada um veículo. Nos espaços públicos as manobras colocam outros usuários em situação de risco”, destacou o diretor do Demutran.
Ainda segundo Carlos Sgrilli no caso das crianças, elas poderão andar de bicicletas pelas praças, parques, uma vez que estão sempre na companhia dos pais e não correm com a bicicleta, colocando em risco outras pessoas que por ali circulam também.
Durante a abordagem na tarde desta terça-feira, pelo menos 4 bicicletas foram apreendidas, depois que um grupo de adolescentes foi parado. Eles estavam fazendo zig-zag no trânsito e um deles utilizava um boné que fazia apologia ao tráfico de drogas.