DiversosEducaçãoNotíciasPolícia

PM lança operação para fortalecer a rede de proteção nas escolas de Minas Gerais

A Polícia Militar lançou, nesta segunda-feira, 10,  a Operação de Proteção Escolar. A nova ação, de natureza preventiva, antecipa a articulação entre polícia e comunidade, e tem intenção de ampliar e fortalecer a rede de proteção às unidades de ensino públicas e privadas nos 853 municípios mineiros.

Em Poços de Caldas, a operação foi lançada na Escola Estadual David Campista – foto PM

Em Poços de Caldas, o lançamento foi realizado na Escola Estadual David Campista. De acordo com o Chefe da Comunicação Organizacional do 29º Batalhão de Polícia Militar de Poços de Caldas, tenente Esdras, o objetivo da ação é previr e reprimir ato de violência dentro e fora das escolas. “ Na área de atuação do 29º BPM teremos a presença constante dentro das escolas, parceria com diretores supervisores e professores para que o ato de violência não seja cometido nas mediações e interior das escolas, “destacou tenente Esdras.

De acordo com a Polícia Militar a articulação envolverá programas de prevenção já desenvolvidos pela PMMG nas escolas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o Programa de Educação Ambiental (Progea), que serão intensificados.

Na região também foram realizadas ações pelas equipes do Progea nos municípios de abrangência da 18ª Companhia de Polícia Militar do Meio Ambiente. “A ação é por tempo indeterminado e faremos visitas periódicas em todos estabelecimentos de ensino.

A ação também foi realizada pelas equipes do Progea em Alfenas, Carmo do Rio Claro e Piumhi – foto PM

Através da Rede de Escolas Protegidas teremos um canal direto com a escola e a PM. Qualquer situação suspeita será imediatamente verificada e estaremos à disposição para garantir a segurança de todo comunidade escolar,” reforçou o tenente.

Prevenção e mais segurança

Ainda segundo a Polícia Militar, todo Batalhão PM de Minas Gerais conta com Patrulha Escolar. Com a operação, o efetivo será ampliado. Além disso, a Operação de Proteção Escolar propõe foco ativo na rede de proteção. A agenda, positiva, prevê palestras e outras ações educativas e de prevenção para fortalecer a rede, criando uma rotina educativa.

A iniciativa é uma resposta preventiva do Governo de Minas à onda de violência sofrida por escolas de São Paulo e Santa Catarina. Nesta segunda-feira, além da apresentação da estratégia, o Estado anunciou a entrega de 127 novas viaturas para fortalecimento da rede de proteção às unidades de ensino (83 Pulse para patrulha escolar; 28 Doblô para programa Proerd e 16 L200 para o Progea).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.