Poços Ativa vai levar esporte para bairros e zona rural
Os bairros e a zona rural de Poços de Caldas passam a contar a partir de agora com mais atividades esportivas com o lançamento do projeto Poços Ativa.
O projeto vem somar a outras atividades já oferecidas pela Secretaria Municipal de Esportes, ampliando a oferta de locais e modalidades esportivas. O Poços Ativa foi lançado oficialmente na última sexta-feira, 7, e é desenvolvido por meio da Aphas (Associação de Promoção Humana e Ação Social), que já promove diversas ações na comunidade do bairro São José. Durante a solenidade, foi assinado um Termo de Colaboração, oficializando a parceria entre Prefeitura e Aphas.
O projeto conta com 27 profissionais de Educação Física, que atenderão as quatro regiões da cidade. O publico-alvo abrange crianças a partir de 4 anos, adolescentes, adultos e idosos. Serão oferecidas atividades de handebol, futsal feminino e masculino, tênis de mesa, futebol de campo, Pilates com bola, skate, basquete, psicomotricidade, ginástica para mulheres, aulas de iniciação esportiva nas escolas da zona rural, aulas de ritmos, dança, Zumba, jump, step e ginástica, aulas em asilos, nas academias ao ar livre e nos diversos ginásios da cidade.
Além da ampliação da iniciação esportiva, o projeto visa ainda o treinamento das equipes de competição da cidade e também à promoção da saúde através do esporte e também da socialização, oportunizando a convivência das pessoas e também ocupando o tempo ocioso de contra turno escolar de jovens e crianças.
Durante a solenidade de lançamento do Poços Ativa, o presidente da Aphas , padre Graciano Cirina destacou o projeto como prevenção às vulnerabilidades. “Assumimos com coragem e responsabilidade este novo desafio”. O Secretário de Esportes, Welllington Guimarâes também abordou o lado social do projeto. “A secretaria tem um compromisso muito grande com a população. Este lado social é que nos traz maior satisfação. Hoje vemos muitas crianças na criminalidade e é nosso papel , também, evitar isso, através das nossas ações. A responsabilidade de cada um é muito grande e conto com todos os professores nesta missão”.
Para o prefeito Sérgio Azevedo, “o projeto é fundamental e nossa meta é alcançar principalmente as crianças. Iremos preparar as próximas gerações para que não entrem no mundo das drogas e criminalidade. A expectativa é que o projeto cresça aos poucos, atendendo cada vez mais pessoas, agora contando com a credibilidade de uma instituição como a Aphas”.
Estiveram presentes à solenidade, o vice-prefeito Flávio Faria, a secretária de Promoção Social, Luzia Martins, o vereador Lucas Arruda e a secretária de Administração, Ana Alice de Souza, além de servidores da Secretaria de Esportes , parceiros do projeto e coordenação da APHAS.