DiversosNotíciasPolítica

Poços de Caldas participa do 2º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Os secretários municipais de Cultura, Gustavo Dutra, e de Turismo, Ricardo Fonseca, participaram, na última semana, da segunda edição do Encontro Estadual de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em Belo Horizonte. 

Secretário de Cultura, Gustavo Dutra; secretário de Estado de Cultura de MG, Leônidas Oliveira; secretário de Turismo, Ricardo Fonseca; e subsecretária de Turismo de MG, Milena Pedrosa

Em 2022, o encontro celebra o Ano da Mineiridade, uma iniciativa para exaltar Minas Gerais e as características únicas pelas quais o povo mineiro é reconhecido. Ao longo de dois dias, além de debater as políticas públicas da Secult e aproximar as ações da pasta dos municípios, as atividades do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo evidenciaram as tradições, as histórias e os costumes que sintetizam a mineiridade.

Representantes de mais de 700 municípios mineiros participaram do encontro. Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a realização do evento integra as diretrizes da Secult para democratização e municipalização das políticas públicas da pasta. Com esse evento, os gestores têm a oportunidade de conhecer as ações e iniciativas da secretaria, bem como ampliar o diálogo e promover uma maior transversalidade entre os segmentos.

Cultura


Além do secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, o conselheiro da Câmara Setorial do Teatro no Conselho Municipal de Política Cultural, Valber Rodrigues, também participou do evento em Belo Horizonte, onde esteve em contato com a presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais (Sated-MG), Magdalena Rodrigues. 

“A leitura que faço do encontro é que as demandas apresentadas pelo Estado estão em consonância com as demandas apresentadas pela classe cultural na Conferência Municipal de Cultura da nossa cidade. Sobretudo, no que diz respeito à valorização dos mestres das culturas tradicionais e seus saberes e na integração das ações da Secretaria de Cultura com as demais. Diante disso, é missão dos secretários presentes colocar em prática as pautas debatidas no estado e na nossa cidade, uma vez que temos qualidade técnica e artística para tanto, além dos mecanismos de gestão necessários. Poços de Caldas tem a chance de se consolidar no próximo encontro como referência em políticas públicas integradas”, avaliou o conselheiro Valber Rodrigues. 

O 2º Encontro Estadual de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais contou também com o lançamento do Ano da Mineiridade, iniciativa que tem como objetivo destacar Minas Gerais e as características únicas pelas quais o povo mineiro é reconhecido. A solenidade foi no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com a presença do governador Romeu Zema. A ideia é utilizar o marco como uma oportunidade de homenagear a população e suas características que ajudam a preservar o patrimônio histórico e a natureza, além de valorizar a cultura local e a gastronomia. 

Os gestores assinaram uma carta de apoio ao Plano Descentra Cultura Minas Gerais, cujo objetivo é democratizar o acesso aos bens e serviços da cadeia produtiva da cultura, com 30 projetos voltados a todo o estado. O principal ponto é o Projeto de Lei (PL 2.976/2021), que propõe mudanças estruturais na Lei 22.944/2018, que institui o Sistema Estadual de Cultura, o Sistema de Financiamento à Cultura e a Política Estadual Cultura Viva.

“O Descentra Cultura é de grande relevância para Poços de Caldas, em especial, porque amplia de forma significativa as possibilidades para as empresas incentivadoras de projetos culturais, além de facilitar o acesso dos agentes culturais locais a iniciativas de fomento, movimentando a cadeia produtiva da Cultura”, ressaltou o secretário de Cultura, Gustavo Dutra. 

Turismo


Já o secretário municipal de Turismo e presidente da IGR (Instância de Governança Regional) Caminhos Gerais, Ricardo Fonseca, ministrou palestra durante o encontro, com o tema “Poços de Caldas: destino termal internacional”, quando pôde abordar o grande potencial turístico do município, tomando como base sua vocação primeira – as águas termais. 

“Foi um encontro recheado de muita mineiridade e fortalecimento do Turismo e da Cultura do Estado de Minas Gerais. Gostaria de parabenizar o secretário Leônidas Oliveira e a subsecretária de Turismo, Milena Pedrosa, pela iniciativa. O encontro serviu, ainda, para o alinhamento de estratégias e para o fortalecimento do Reviva Turismo, que deve sair em junho”, destacou o secretário municipal de Turismo, Ricardo Fonseca. 

Foto: Secretário de Cultura, Gustavo Dutra; secretário de Estado de Cultura de MG, Leônidas Oliveira; secretário de Turismo, Ricardo Fonseca; e subsecretária de Turismo de MG, Milena Pedrosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.