CulturaDiversos

Poços de Caldas respira música com mais uma edição do Música nas Montanhas

A partir deste domingo, dia 10, Poços de Caldas será a capital da música erudita. É o Festival Música nas Montanhas que chega a 17ª edição em 2016 e que coloca Minas Gerais no centro da agenda cultural brasileira.

Música de boa qualidade e de graça
Música de boa qualidade e de graça

O Festival conta uma programação de concertos gratuitos e oficinas de todos os instrumentos orquestrais e canto, o evento é um dos mais relevantes da América Latina e está na lista dos principais encontros de música clássica do país.

Cerca de 40 concertos integram uma programação de alto nível, apresentando nomes consagrados no Brasil e exterior. A expectativa é que, para o concerto de abertura, mais de 600 pessoas lotem o Teatro da Urca. O espaço é palco de espetáculo da Orquestra Versatilis, que traz como solista o aclamado acordeonista Toninho Terragutti. O evento tem início às 20h30. Para evitar a falta de lugares, a diretoria do Festival pede a chegada do público com antecedência.

O evento segue até 23 de janeiro, transformando por completo o panorama da estância hidromineral de Poços de Caldas, que recebe músicos vindos das mais diversas regiões do Brasil e de países como Estados Unidos, França. Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, entre outros, de onde estudantes de música partem em busca de aperfeiçoamento e da oportunidade de execução de programas musicais relevantes, dentro do repertório para orquestras.

Festival reúne músicos de todo país e também do exterior
Festival reúne músicos de todo país e também do exterior

O Festival apresenta concertos noturnos, de 10 a 22 de janeiro, no Teatro da Urca, sempre às 20h30 e, no dia 23, o grande concerto de encerramento no Palace Casino, com início no mesmo horário.

Programação
Além dos concertos noturnos, integram a programação geral do evento outras quatro séries de concertos: Casa da Cultura e Museu, Concertos Acadêmicos e Concertos Comunitários, sendo estes últimos destinados a palcos inusitados. Assim, asilos, igrejas, hospitais e outros locais diferenciados recebem professores e alunos do Festival, que através de uma iniciativa solidária, levam música a quem não pode estar presente nas salas de concerto.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e do Governo do Estado de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem como patrocinadores os grupos DME, Curimbaba e Icasa. A programação completa da 17ª edição do Festival Música nas Montanhas pode ser acessada no www.festivalmusicanasmontanhas.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.