Polícia vai investigar furtos de cavalos no CCZ. 28 animais já foram furtados este ano
A Polícia Civil vai apurar o furto de 5 cavalos de uma só vez no Centro de Controle de Zoonoses de Poços de Caldas. A porteira do curral onde ficam os animais apreendidos amanheceu arrombada na última quarta-feira, 21. De janeiro até agora já foram furtado 28 animais do CCZ.
O caso mais recente foi descoberto pelos servidores do CCZ que constataram o arrombamento do curral. Para entrar na área, os ladrões estouraram um cadeado e mais uma caixa com três trancas de chaves tetra. Alguns dos animais tinham sido levados para o Centro de Controle esta semana.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Flávio Togni, todos os animais que passam pelo CCZ são chipados e por meio deste dispositivo está sendo traçada uma estratégia de fiscalização in loco, com o objetivo de identificar os envolvidos nestas ações criminosas.
A segurança do local já havia sido reforçada recentemente, depois de um outro arrombamento. De janeiro até agora, já foram 11 situações deste tipo no CCZ, com 28 animais furtados, sendo 25 equinos e 3 muares. Todas as ocorrências são registradas na Polícia Militar e posteriormente, encaminhadas à Polícia Civil, para investigação.
O CCZ tem um plantão para apreensão de animais de grande porte e este trabalho é feito sempre que há um animal solto em via pública, ocasionando o risco de acidentes. Segundo a Lei Complementar Nº. 191, na primeira apreensão, para retirar o animal do CCZ, o proprietário precisa pagar uma taxa de 50 UFMs – Unidade Fiscal do Município. No caso de reincidência e para cada situação, a taxa dobra para 100 UFMs. A UFM atualmente está em R$ 3,73 (três reais e setenta e três centavos). Já de acordo com a Lei Complementar Nº. 58, se em até cinco dias após a apreensão, o proprietário de animal identificado não comparecer ao CCZ, automaticamente ele perde a posse e o animal fica disponível para adoção. Este prazo é de três dias para o caso de animais não identificados.
Este ano, o serviço já realizou 94 apreensões. Denúncias de animais de grande porte soltos em via pública podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324, com ligação gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Já o plantão do CCZ deve ser acionado pelo 98871-0479.