DiversosMeio AmbienteNotíciasPolítica

População de Caldas se mobiliza para evitar venda de águas termais

Os moradores de Caldas se mobilizam por meio de uma petição para sensibilizar o Governo de Minas quanto a importância das águas medicinais do município, para que desista da proposta de vender os direitos minerários das águas termais de Pocinhos do Rio Verde.

O Balneário de Pocinhos de Rio Verde é composto por três fontes sulfurosas – foto
Christian Jauch

A iniciativa tem como objetivo evitar que uma empresa particular passe a administrar a forma do uso das águas, como já ocorreu em São Lourenço.

Desde novembro de 2021, a Companhia de Desenvolvimento Econômico – Codemge, lançou uma consulta pública que tem como objetivo a operação de direitos minerários das águas em balneários administrados pela estatal. A consulta disponibiliza sete lotes entre eles quatro que visam a exploração de águas minerais de Cambuquira, Conceição do Rio Verde, Lambari e Pocinhos do Rio Verde em Caldas.

Desde 2019 a prefeitura de Caldas administra o Balneário de Pocinhos do Rio Verde, porém não detém os direitos minerários. Por isso desde que foi lançada a consulta pública o prefeito Ailton Pereira Goulart vem demonstrando interesse junto ao Governo de Minas em adquirir os direitos minerários. Neste sentido, a administração  vem trabalhando na proposta de criar uma empresa pública, em que o município seja o detentor de 100% e possa participar do processo licitatório.

Temendo que a concorrência possa ser desfavorável, diante de grandes empresas no mercado, foi criada a petição que pretende colher até 2.500 assinaturas e o abaixo assinado seja anexado a uma moção de apelo aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal na última segunda-feira, 30, para que seja enviado ao Governo de Minas.

Além da moção de apelo, na mesma sessão também foi aprovado um projeto de lei que visa o tombamento do Balneário de Pocinhos do Rio Verde e também das águas termais.

O prazo para assinar a petição foi prorrogado até às 7h da manhã desta quinta-feira, dia 2 de junho.

A expectativa é de que às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo domingo dia 5, o governador Romeu Zema se sensibilize com o apelo da população de Caldas.

Clique aqui para assinar a petição.

Sobre o Balneário

Construído há mais de 70 anos, o balneário tem diversos espaços para banhos, hidromassagem e sauna, com a utilização de águas isotermais.

O Balneário de Pocinhos de Rio Verde é comosto por três fontes sulfurosas, captadas do aquífero aluvionar, são elas: Fonte Samaritana, Fonte São José e Fonte Rio Verde.

As fontes Samaritana e Rio Verde possuem vazão de 250,00 L/h cada e a fonte São José possui vazão de 270,00 L/h (vazões medidas em março de
2021) – fonte Codemge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.