DiversosNotíciasPolícia

Pórtico e fonte são alvos de vandalismo

Os vidros das janelas do Pórtico foram quebras com pedras – foto Secom

O pórtico, considerado um dos cartões postais de Poços de Caldas, localizado no Marco Divisório foi alvo de vandalismo no último fim de semana.

A edificação usada para boas-vindas aos visitantes teve os vidros quebrados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo,  pedras foram lançadas contra as janelas, além de outros danos causados pelos vândalos. 

A Secretaria de Turismo, através do secretário Israel Pereira e equipe, tem acompanhado de perto os casos de vandalismo.

Registros de ocorrência foram feitos junto à Guarda Civil Municipal para aumentar a segurança em torno desses locais e também para adquirir novos equipamentos de proteção do patrimônio turístico da cidade.

“Estamos profundamente preocupados com o aumento dos atos de vandalismo direcionados aos nossos equipamentos de turismo”, afirmou o secretário de Turismo, Israel Pereira. “Nossas fontes e fontanários, que não são apenas pontos turísticos, mas também fazem parte da nossa história e cultura, têm sido alvo frequente de destruição e depredação.”

Sujeira e furto de fiação

O Complexo Aquático Vereador Eduardo Paiva, a fonte situada em frente à Câmara Municipal de Poços de Caldas, juntamente com a Fonte das Rosas, tornou-se alvo de atos de vandalismo alarmantes.

Vândalos invadiram esses locais e furtaram fios elétricos essenciais, além de danificar os painéis elétricos da fonte.

Os invasores ainda tentaram levar as bombas das fontes, mas não conseguiram.

Os prejuízos causados por esses atos vândalos vão além do valor do material dos equipamentos danificados. Eles também geraram transtornos prejudiciais no serviço oferecido à população.

A secretaria de Turismo está trabalhando em estreita colaboração com a Guarda Civil Municipal para intensificar a segurança em torno de todos os equipamentos turísticos da cidade. Além disso, estão em andamento planos para aquisição de tecnologias de segurança avançadas, como câmeras de vigilância de alta resolução e sistemas de alarme, para proteger a cidade toda com o projeto “Cidade Inteligente”, a infraestrutura tecnológica será um pilar fundamental desse projeto, envolvendo a fibração da cidade e a implantação de um data center, que será o centro de tráfego das informações, incluindo imagens e monitoramento de vídeo com inteligência artificial.

O secretário, ainda, ressalta que a conscientização dos moradores de Poços de Caldas sobre a importância da preservação do patrimônio turístico da cidade, que  desempenha um papel crucial na manutenção da identidade, na promoção do turismo sustentável e na criação de um senso de comunidade que somente com o envolvimento ativo e a conscientização dos moradores, a cidade pode proteger e celebrar seu rico patrimônio, garantindo um futuro próspero e sustentável para todos.

O crime de vandalismo está previsto na lei 9.605 e também no artigo 144 do Código de Posturas de município, lei 9.166/2016, com multa de 50 a 500 UFMs. Quem flagrar atos de dano ao patrimônio pode denunciar pelos telefones 153, da GM, e 190, da Polícia Militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.