Prefeito retorna a Poços depois que município foi inserido no circuito termal europeu

Depois de passar uma semana na Europa, o prefeito Sérgio Azevedo e a diretora das Thermas, Jussara Marichi, retornam neste domingo, 21,  a Poços de Caldas após a assinatura do termo de adesão à European Historic Thermal Association (EHTTA), o que a tornou a primeira cidade brasileira e, também, a única fora da Europa, a integrar uma rota termal mundial, na qual estão inseridos importantes balneários europeus. O termo de adesão foi assinado na última quarta-feira, dia 17, durante assembleia da EHTTA, em Caldas da Rainha, Portugal, onde o prefeito participa da Semana Termal na cidade-irmã de Poços.

Prefeito Sergio Azevedo entrega cristal produzido em Poços ao prefeito de Caldas da Rainha, Tinta Ferreira

Fundada em 2009, a EHTTA congrega 40 cidades de 13 países da Comunidade Europeia. Entre eles Itália, Espanha, Bélgica e França, locais reconhecidos mundialmente pelo histórico e famosos serviços balneários de águas termais.

A assinatura do termo adesão à EHTTA ocorreu logo após palestra proferida pela diretora de Serviços Termais de Poços, Jussara Marrichi, que destacou a história de Poços e o papel fundamental das águas para o desenvolvimento do município. Após a palestra, o Ministro Sales , em seu pronunciamento, disse que se sentiu na Europa, ao ver as fotos mostradas pela diretora.

 Agenda extensa

A semana foi produtiva em Portugal, em se tratando de benefícios para Poços de Caldas. Entre os compromissos durante a viagem, a agenda contou com uma visita ao Hospital Termal, assembleia da EHTTA, Feira dos Frutos 2017, com apresentação do café vulcânico de Poços, Reunião para assinatura de protocolo com a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas e a prefeitura de Caldas da Rainha .

Diretora das Thermas escreveu um capítulo do livro

Houve a Jornada da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, com visita às captações de água termal e Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica, além de visita ao Centro de Artes local.

Na quinta-feira, o prefeito visitou a sede fábrica de cerveja na Espanha, que estuda a possibilidade de instalar uma unidade em Poços.

Na sexta-feira, as autoridades poços-caldenses participaram de reunião da Diretoria da ETEO, para firmar convênio de cooperação técnica com o IF Suldeminas, campus Poços, no âmbito de energias renováveis, além de visita a uma fábrica local e abertura de uma feira agropecuária.

E no sábado os compromissos foram encerrados com palestra ministrada pela diretora das Thermas no encerramento da Semana Termal de Caldas da Rainha, ressaltando as propriedades da água sulfurosa.

Jussara Marrichi ainda participou do lançamento do livro “Termalismo e Crenoterapia no Brasil e no mundo”, organizado pelo Dr. Fernando Hellmann. A diretora das Thermas contribuiu na elaboração de um capítulo do Livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.