Projeto prevê a utilização de fogos de artifício silenciosos
A sugestão foi apresentada pelo vereador Gustavo Bonafé(PSBD) durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal. O objetivo do anteprojeto é fazer com que durante os eventos públicos promovidos ou apoiados pela prefeitura e que utilizem fogos de artifícios, os mesmos possam ser aqueles que não produzem efeitos sonoros e somente efeitos luminosos.
Segundo o parlamentar a utilização de fogos de artifícios silenciosos beneficiariam crianças recém-nascidas ou portadoras de necessidades especiais, idosos e enfermos e principalmente os animais domésticos e os que vivem soltos no perímetro urbano com as aves e os cães de rua. “O projeto quer atender uma tendência já adotada em grandes centros no Brasil e no exterior, além de ser uma grande demanda da sociedade, principalmente os grupos de proteção animal. Por conta da agressividade causada à saúde auditiva dos animais que são mais sensíveis ao barulho, alguns podem até morrer,” explicou o vereador.
O projeto criaria a inserção de um artigo ao Código de Posturas que regulamenta a questão dos fogos de artifício.
Antes de apresentar o anteprojeto, o parlamentar conhecido nos bastidores como “ vereador hi tech”, justamente por estar antenado às tecnologias e recursos disponíveis na internet , realizou uma consulta pública por meio das redes sociais que administra e teve um posicionamento favorável das pessoas em relação ao projeto.
Segundo a pesquisa realizada pelo vereador das 351 respostas que obteve, 97,2% aprovaram a iniciativa e apenas 10 se posicionaram contrárias.
O vereador ainda reforçou que o projeto é direcionado apenas a eventos públicos realizados pela prefeitura, pois não teria como impor a utilização de fogos de artifício silenciosos nos eventos particulares, mas seria interessante uma reflexão sobre o assunto.
Concordo com esse projeto. As luzes dos fogos ja bastam o espetaculo. E as vezes o barulho incomoda mesmo.