Projeto “Senta que lá vem História” é ampliado entre os alunos do Cepoc
Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Cepoc tiveram uma grande surpresa quando chegaram ao colégio, na tarde desta segunda-feira, 14. Eles foram recepcionados por dezenas de personagens, que farão parte das atividades ao longo do ano. Trata-se de mais uma edição do projeto de Literatura “Senta que lá vem História” que, em 2022, também é voltado para os pequenos da Educação Infantil.
“Senta que lá vem história”: projeto do Colégio Cepoc que deixa os alunos com os olhos brilhando de curiosidade, incentiva leitura, escrita, criatividade e aproximação entre todos do colégio.
As cores e o encanto das fantasias deram um novo ânimo aos estudantes, que se entusiasmaram com a novidade. O projeto nasceu do olhar da equipe para instigar os alunos a uma leitura prazerosa. O objetivo é que, por meio do mundo lúdico, cada estudante possa desenvolver a criatividade, a imaginação, a leitura e a escrita e, ao mesmo tempo, facilite e proporcione a aprendizagem.
“Nós, educadores do Cepoc, temos claro que aproximar as crianças do mundo literário, incentivar a leitura, estimular a criatividade e a imaginação são práticas fundamentais. Pensando nisso, a coordenação pedagógica do Colégio Cepoc de Poços de Caldas, os professores e auxiliares iniciaram, em 2020, o projeto ‘Senta que lá vem história’ entre os alunos do 3° ao 5º ano do Ensino Fundamental. Devido ao resultado positivo e grande interesse dos alunos, em 2022, os alunos do Maternalzinho ao 5º ano farão parte do projeto”, destaca a coordenadora pedagógica, Ruth de Cássia Zanetti.
Ainda segundo a coordenadora pedagógica, o projeto também tem a intenção de auxiliar no fortalecimento do vínculo entre o professor e os alunos, fazendo com que as crianças se sintam mais estimuladas com a atividade.
Inspiração
Para esta edição, todos os professores, auxiliares e estagiários buscaram inspiração nos contos de fadas e trouxeram personagens que, além de estimular o gosto pela leitura, também agregam valores e sentimentos que ajudam os alunos a identificarem e expressarem suas emoções.
Para o diretor do Cepoc, Artênio de Oliveira, cada personagem utiliza diferentes estratégias para estimular os alunos, como contação de história, dramatização, dinâmicas, brincadeiras, conversas, de forma que cada um faça a relação entre o mundo real e o imaginário, desenvolvendo diversas habilidades.
“Dentro do momento em que a gente vive, com a era digital e dos games, propor um projeto desse, que resgata a questão do sonho, do lúdico, é fundamental. Os personagens estão na escola, o incentivo à leitura é planejado e a execução do projeto se torna uma grande diversão. Neste momento, a criança tem vontade de folhear um livro e ler o que está ali. Sai um pouco da onda cibernética e passa a acalentar o sonho”, ressalta o diretor.
Fortalecendo os vínculos
Outro fator importante é que o projeto atua para diminuir simbolicamente o distanciamento provocado pela pandemia, já que a presença dos personagens na escola aproxima, cada vez mais, os alunos do professor, tornando o ambiente mais prazeroso e acolhedor.
“As regras do protocolo sanitário ainda não foram flexibilizadas. Ainda estamos todos de máscara e a higienização é permanente. Foram dois anos de aula on-line, com distanciamento social. O projeto ajuda a quebrar um pouco esta barreira. O palpável, o tátil, o sinestésico também fazem parte do crescimento e do desenvolvimento do ser humano”, finaliza o diretor.