Projeto social leva cão terapia para Apae de Poços
Os alunos da Apae de Poços de Caldas tiveram uma experiência impar nesta sexta-feira, 15, durante o lançamento do projeto Cão Terapia. O projeto foi criado em parceria com a Instituição e a Nutrire, fabricante de rações para cães e gatos e anunciado durante a inauguração da unidade em Poços de Caldas na última quarta-feira, dia 13.
Por meio da Cão Terapia os alunos serão estimulados o tempo todo. A expectativa é que os cães ajudem no desenvolvimento motor e emocional dos estudantes.
A Cão Terapia será realizada toda sexta-feira e o contato com os cães e os estudantes será acompanhado pelo adestrador de animais, Eliel Cunha, que há 20 anos trabalha com o adestramento de cães guia e também com a cão terapia em Araras, interior de São Paulo.
De acordo com o adestrador ao todo serão utilizados na terapia 6 cães das raças Golden Retriever, Labrador e também Pastor Alemão. “Durante todo estes anos acompanhando o contato do cão com crianças principalmente, você percebe que a recuperação e o desenvolvimento delas são surpreendentes. Os animais têm muito a nos ensinar”, destacou o adestrador.
Durante o lançamento do projeto, a equipe de Garibaldi, a Cão C4 que faz apresentações com cães e gatos adestrados realizou uma atividade com os alunos para que eles ficassem mais familiarizados com os cães. A cada apresentação, era visível a alegria nos rostos de cada um dos estudantes presentes no salão da escola.
As sessões serão patrocinadas pela fábrica de ração que há 3 anos também desenvolve o projeto social na Apae de Garibaldi, sede da matriz da Nutrire no Rio Grande do Sul. “Nós acreditamos muito na união dos animais de estimação com as pessoas. A cão terapia é um trabalho muito gratificante e mostra a melhora por meio da aproximação do animal de estimação com as pessoas e o benefício que eles trazem para todos nós”, frisou o diretor da Nutrire, Gerson Luiz.
Para a diretora da Apae de Poços de Caldas, Glaucia Boaretto, a cão terapia vem para somar com as demais terapias já aplicadas na Instituição. “A cão terapia é um sonho que se realiza. A terapia assistida com animais vem dar continuidade aos trabalhos já realizados na Apae e sem dúvida vai ajudar no desenvolvimento de nossos alunos de forma cognitiva e funcional”, comemorou a diretora da Apae.