CulturaDiversos

Relação com o corpo é tema de espetáculo digital neste fim de semana

banner dia do servidor 2021

A Cia de Teatro Conscius Dementia realiza sua quarta temporada de forma independente nos dias 24, 25 e 26 de outubro com o espetáculo “Carta ao meu Corpo”.

“Carta ao meu Corpo” é a terceira criação digital do grupo desde o início da pandemia. A temporada é composta por quatro apresentações, sendo duas no domingo às 18h30 e às 20h30, uma na segunda-feira e uma na terça-feira às 19h30 com transmissão ao vivo no Zoom. 

carta ao meu corpo
A peça “Carta ao meu Corpo” é um pedido de desculpas, uma reconexão, uma busca pelo autoconhecimento e pela auto aceitação do próprio corpo. – foto divulgação

O público pode adquirir os ingressos na plataforma do Sympla com preços variados. A Cia disponibilizou ingressos de R$15,00 a R$120,00 no intuito de que o público possa prestigiar de acordo com as várias realidades socioeconômicas e também em relação ao número de pessoas que vai assistir a transmissão.

O espetáculo inicialmente era um monólogo da atriz Rafaela Jacon Dutra, apresentado no “X Monofest” em São João da Boa Vista em março de 2019. Para que pudesse ser apresentado no formato digital passou por uma adaptação e teve a inclusão da participação das atrizes Camila Ribeiro e Gabriela Severini. A nova versão conta com direção geral de Rafaela Jacon, com direção de Larissa Garcia e com Danielle Marques e Will Moreira na técnica e produção. 

A estreia da nova criação aconteceu no dia 03 de outubro de 2020 como parte da programação do Festival “Poços Curte em Casa”, além disso o espetáculo também fez parte da programação do “Satyrianas – para não dizer que não falaremos das flores”, organizado pela Cia de Teatro Os Satyros, grupo influente na cena teatral brasileira e pioneira no teatro digital em tempos de pandemia

“Carta ao meu Corpo” é um pedido de desculpas, uma reconexão, uma busca pelo autoconhecimento e pela auto aceitação do próprio corpo. Numa sociedade que exalta corpos magros e malhados, ser gorda ainda é visto com maus olhos; como alguém que não se cuida, como alguém doente e não simplesmente como uma característica física.

Isso faz com que pessoas gordas, em especial mulheres, que recebem muito mais essa cobrança, passem a se odiar, a não se reconhecer, a querer o corpo da revista e da novela e para alcançar esses objetivos fazem o que for necessário em dietas, cirurgias e exercícios excessivos.

Num reconhecimento com a própria história, a atriz Rafaela Jacon Dutra traz essa reflexão para a plateia com essa carta de reaproximação consigo mesma, anulando antigos tabus e deixando esvair verdades que acreditava e que não fazem mais sentido.

Enquanto ela conversa com seu próprio corpo, as atrizes Gabriela Severini e Camila Ribeiro performam o que cada frase reflete nelas.

A eterna cobrança em cima dos corpos “perfeitos”, a necessidade de esconder as marcas, as manchas, as estrias, as celulites, a gordura, os pelos. 

Por se tratar de um espetáculo que partiu da relação de uma mulher com seu corpo e as apresentações acontecerem em outubro, a temporada conta com a parceria do Grupo GAAPO (Grupo de assistência e apoio a pacientes oncológicos), na qual contribuímos na campanha do outubro rosa, realizada para a conscientização do câncer de mama.

Uma porcentagem do recurso recebido será disponibilizado a GAAPO para a compra de cestas básicas distribuídas a pacientes oncológicos. Ao comprar o ingresso, o público também se torna um apoiador da causa.

A Cia de Teatro Conscius Dementia tem sede em Poços de Caldas e sua fundação aconteceu em 2013. Em sete anos de existência possui espetáculos de várias vertentes, mas sempre unindo a música ao teatro e outras artes como parte dos processos de criação. Inúmeras apresentações nos palcos e espaços alternativos da cidade natal, algumas apresentações em cidades da região e duas viagens internacionais (Chile e Argentina).

Além de ter sido a primeira Cia de Poços a usar o financiamento coletivo para a montagem teatral. Desde de março de 2020 tem se dedicado à pesquisa, estudo e montagem do teatro digital.

publicidade supervale supermercados

As transmissões ao vivo do espetáculo são uma maneira de movimentar a economia da cultura e levar a arte para a casa das pessoas, sem perder o contato direto com o espectador mesmo que de forma virtual. Ganha o artista, ganha o público, e ganham a arte e a cultura. É a Cultura se reinventando. 

Serviço:

Apresentações do Espetáculo digital “Carta ao meu corpo” 

Data: 24 (Domingo) – Sessão 18h30 e 20h30

 25 (Segunda-feira), 26 (Terça-feira) – Sessão 19h30

Ingressos: https://www.sympla.com.br/produtor/ciaconsciusdementia

Onde: Plataforma Zoom

Telefone para contato: 35 9 9836 – 5389

Apoio: @grupo.gaapo 

Realização:@ciaconsciusdementia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.