Rua Alagoas é a primeira a receber projeto de arborização
Visando aumentar o número de árvores na área central e proporcionar mais qualidade de vida e bem estar para os moradores de Poços de Caldas, a prefeitura iniciou neste sábado, 21, o projeto de arborização no centro da cidade com o plantio de 15 árvores de pequeno e médio portes, entre elas ipês, na Rua Alagoas.
Os trabalhos começaram pela manhã com a colocação das espécies nas covas, abertas antecipadamente nos dois lados da calçada. Alguns comerciantes e pedestres, que passavam pela via, elogiaram a iniciativa. O plantio foi acompanhado pelo prefeito, Sérgio Azevedo, que esteve na Rua Alagoas acompanhando o trabalho da Divisão de Parques e Jardins (DPJ). Ele e o titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), Thiago Biagioni, também plantaram algumas espécies. A intenção é manter a sequência do cronograma e, na medida do possível, efetuar o plantio das árvores sempre aos sábados. Levantamento realizado em 2017, pela Secretaria, apontou déficit aproximado de 600 árvores na área central.
Marcos Salles, coordenador de equipe, informa que em três anos a via estará com melhor aspecto, com mais sombra e bonita. De acordo com ele, as espécies escolhidas são típicas para as áreas urbanas, por isso não há risco de destruir as calçadas, nem prejudicar a iluminação, porque as árvores são de médio porte e foram localizadas entre os postes. “Além disso, a via é dotada de luz secundária, o que garante luminosidade sob as copas das árvores”, ressaltou.
Na sequência, receberão intervenções as ruas Santa Catarina e Rio de Janeiro. A SMSP, responsável pelo programação, informa que o plantio será realizado no quadrante central, delimitado pelas ruas Pará e Expedicionários e Corrêa Neto e Padre Henry Mothon. Todas as ações, estão amparadas pelo Plano Diretor de Arborização Urbana.
Espécies
Miguel Salles, coordenador do DPJ, diz que serão plantadas nas vias espécies de pequeno e médio portes, porém, de grande impacto paisagístico e adaptadas ao clima da região, como define o Plano Diretor de Arborização. Entre elas, estão ipês, cerejeiras, resedas, hibiscos, quaresmeiras, araçá-pirango e calistemo. Todas as mudas, são produzidas pelo Horto Municipal ‘Armando Mendes’, de propriedade da prefeitura, observou.
Benefícios
A arborização urbana, traz diversos benefícios para a vida da comunidade, porque proporciona melhoria na qualidade do ar, reduz ilhas de calor, o escoamento superficial das águas da chuva, atenua os efeitos da poluição sonora e visual, além de servir de abrigo e alimento para a avifauna. Também, traz efeitos positivos à composição paisagística, amenizando a sobrecarga de informações do ambiente, proporcionando, dessa forma, conforto psicológico às pessoas.