NotíciasSaúde

Santa Casa inicia preparativos para o atendimento de pacientes de cardiologia e neurologia

A superintendência da Santa Casa, médicos e representantes do Departamento de Qualidade estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 29, para traçar planos  e metas para que novo Pronto Socorro da Santa Casa esteja  apto para começar a receber demanda de pacientes de natureza cardiológica e neurológica.

santa casa
Santa Casa se adequa para atender pacientes vítimas de infarto e AVC – foto Poçoscom.com/arquivo

A adequação está sendo realizada para que o hospital passe a ser a porta de entrada de pacientes vítimas de infarto e AVC a partir da determinação do Valora Minas, programa criado pela Secretaria de Estado de Saúde.

Previsto para ser inaugurado no dia 18 de novembro, o novo Pronto Socorro contará com nove leitos, todos equipados com equipamentos de última geração,  inclusive com monitoramento de telemetria, que é uma novidade na região.

Para atender os pacientes de natureza cardiológica e neurológica, teremos um consultório de cardiologia, com médicos atendendo presencialmente 24 horas, além de um aumento que pode chegar a 25% na equipe de Enfermagem. 

O Valora Minas determina que os pacientes cardiológicos e neurológicos sejam encaminhados à Santa Casa para receber o primeiro atendimento e diagnóstico e de lá sejam encaminhados ao Hospital Santa Lúcia quando houver a necessidade de procedimentos hemodinâmicos e cirúrgicos em cardiologia e neurologia.

publicidade supervale supermercados

Há 11 anos o atendimento de urgência de pacientes vítimas de infarto e AVC agudos tem sido realizado pelo Hospital Santa Lúcia abrangendo a população de Poços de Caldas de 55 municípios do Sul de Minas.

Porém com a criação do Valora Minas, a regulamentação não permite que o hospital continue sendo a porta de entrada das vítimas de AVC e infarto agudos.

No início da semana houve uma mobilização por parte de assessores de deputados, prefeitos, vereadores e secretários municipais de saúde dos municípios atendidos pelo Santa Lúcia para que o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, não descredencie o Santa Lúcia do atendimento de urgência nos casos de infarto e AVC agudos.

Nesta quarta-feira o deputado Mauro Tramonte participa de uma audiência com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti para tratar do assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.