Saúde realiza ações preventivas durante o Novembro Azul
Assim como no Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando as ações preventivas durante a campanha Novembro Azul que tem como alvo os homens.
Ao longo de todo mês está prevista uma série de atividades visando alertar e prevenir os homens sobre o câncer de próstata.
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.
Atenta a isto, a Secretaria Municipal de Saúde esvaziou a fila de espera pela realização de biópsias de próstata. Os 40 pacientes que aguardavam pelo exame foram chamados. Deles, 31 fizeram biópsia e 9 não compareceram. Novos casos serão atendidos em novembro. “Sabemos que as mulheres aderem muito mais às campanhas e aos tratamentos de saúde, do que os homens, por isso, contamos com a ajuda delas, mães, filhas, esposas, para que incentivem seus filhos, seus pais, seus maridos, a procurarem as unidades de saúde e fazerem seus exames preventivos”, destacou o secretário de Saúde.
Em Poços, como parte da programação do Novembro Azul, a Prefeitura e o Servas planejam diversas atividades. “Um panfleto com orientações de saúde vai ser distribuído nas unidades e também nas ações, nas visitas e palestras realizadas. Vamos visitar as secretarias para falar diretamente com os servidores, alertar sobre a importância de cuidar da saúde e apresentar os serviços disponíveis”, informou Gisele Azevedo.
Esta semana os pacientes do Margarita Morales participaram de uma ação preventiva promovida em parceria com os estudantes e professores do curso de Enfermagem da faculdade Pitágoras.