NotíciasSaúdeUtilidade pública

Saúde recebe doação de máscaras adaptadas para o atendimento de pacientes com Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas recebeu na tarde desta quinta-feira, 22, uma doação de máscaras de mergulho adaptadas para uso de ventilação não invasiva (VNI), que serão utilizadas no atendimento de pacientes com Covid-19.

Ao todo o município recebeu 10 máscaras adaptadas para o tratamento de pacientes com Covid-19

Ao todo, o município recebeu 10 máscaras que serão distribuídas entre o Hospital de Campanha, Margarita Moralles, Unidade de Pronto Atendimento – UPA e Hospital Santa Lúcia.

O Regulador de Fisioterapia da Secretaria de Saúde, João Carlos Naldoni explica como funciona o tratamento dos pacientes com Covid-19 através das máscaras (VNI).

Segundo Naldoni, o tratamento do paciente Covid acontece com o uso da ventilação não invasiva com pressão positiva (VNI), por meio de uma máscara de mergulho adaptada. O suporte melhora os níveis de oxigenação e diminui o desconforto respiratório, evitando, dessa forma, muitas vezes a necessidade de intubação.

A máscara é destinada a pacientes que não conseguiram apresentar melhoras com o uso da oxigenoterapia por cateter nasal ou nebulização em locais que o recurso pode ser usado com segurança e desenvolveram desconforto respiratório, e nestes casos é um poderoso aliado auxiliando a evitar intubações. “O objetivo é fornecer suporte de pressão e até oxigênio para pacientes com desconforto respiratório que se não for tratado pode evoluir para insuficiência respiratória e necessitar de intubação orotraqueal,” destacou Naldoni.

O grupo já distribuiu 1.900 máscaras para hospitais e UPAs – foto divulgação/Monitrõ

A doação foi realizada pelo grupo Motirõ Soluções e Recursos, que tem polos nas cidades de Bauru, Botucatu, Campinas, Itapeva, São José dos Campos e São Paulo e é formado por um grupo de profissionais de diversas áreas, entre engenheiros, médicos, fisioterapeutas, advogados, etc.

O grupo, que já distribuiu 1.900 máscaras paramais de 100 hospitais e UPAs em todo país, visa construir soluções técnicas de baixo custo e alto impacto e oferecê-las gratuitamente para o tratamento da Covid-19 e também pelo grupo Ajudar sem Fronteias. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.