Notícias

Secretaria de Esportes começa a ser desocupada

Após o Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas ter estipulado o prazo final até sexta-feira, dia 15, para que a Secretaria de Esportes desocupasse as dependências do Complexo Santa Cruz, hoje homens da Secretaria de Serviços Públicos e da própria pasta iniciaram a mudança.

Corpo de Bombeiros deu prazo até sexta-feira para desocupação do prédio
Corpo de Bombeiros deu prazo até sexta-feira para desocupação do prédio

Alguns materiais estão sendo distribuídos para setores da prefeitura e outros para o novo endereço da Secretaria que passa a funcionar na Rua Ceará, 149 na esquina com a Goiás já no próximo dia 18. Pelo menos 10 caminhões já haviam sido carregados pela manhã. Por causa da mudança não haverá expediente na secretaria hoje, amanhã e também na sexta-feira.

A saída do complexo faz parte de uma medida de segurança acordada entre a atual Administração e o Corpo de Bombeiros, tendo em vista que a estrutura do Complexo Santa Cruz está condenada. De acordo com o Subcomandante da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, Capitão Douglas Martins Soares, a primeira ocorrência que apontava irregularidades com a estrutura do prédio já havia sido registrada em 2004. De lá pra cá foram realizadas outras avaliações que constataram a vulnerabilidade do prédio construído há mais de 40 anos e da necessidade de reformas.

Pela manhã os Bombeiros acompanharam a mudança
Pela manhã os Bombeiros acompanharam a mudança

Como já havia adiantado entrevista ao Poçoscom.com na segunda-feira, 11, o Subcomandante afirmou que não foi registrado nenhum acidente ou algo que pudesse agravar a situação do prédio, porém devido à necessidade de adequações na estrutura foi acertada com a administração a saída das secretarias que ali funcionavam ficando apenas a de Esportes.” A decisão foi tomada ao longo dos anos. As maiores características foram um laudo solicitado pela própria prefeitura que condenava as estruturas por possíveis falhas, questões de pilares e também a dificuldade de se adequa a legislação de prevenção e combate a incêndio então por este conjunto de ações dificultadas e complexas foi entendido que deveria haver a desocupação por completo tendo as atividades encerradas no prédio na próxima sexta-feira, enfatizou o Subcomandante.

Em relação à demora para que fosse feita toda desocupação do prédio desde a primeira notificação, Capitão Douglas explicou que o atraso é devido aos prazos previstos já pela legislação principalmente em se tratando de prédio público.” Toda a legislação prevê vários prazos, a gente sabe que é dificultosa a questão de realocar todas as secretarias que aqui habitavam a gente sabe que não é um processo simples, e os Bombeiros também entende esta questão social dos serviços públicos prestados. a gente entende que foi realmente foi um prazo longo e que poderia ser mais rápido, mas foi combinado com a prefeitura foi visto questões de segurança, porém agora chega se num ponto que entende-se que não há mais condições então optou-se pela desocupação do prédio e não mais a utilização”, destacou o Capitão.

Caso haja a demolição do prédio, o Subcomandante do Corpo de Bombeiros adiantou que tal procedimento não poderá ser com a utilização de explosivos, o ideal seria a utilização de máquinas justamente pelos riscos estruturais existentes no Complexo Santa Cruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.