CulturaDiversosNotícias

Secult lamenta a morte de Júnior da Barão

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, expressa profundo sentimento de pesar pelo falecimento de Osvaldo Santana Júnior, popularmente conhecido como “Júnior da Barão”.

Esta semana estreou o curta-metragem ” O Samba da Barão” em que Júnior da Barão resgata a história e a cultura do samba em Poços de Caldas – foto reprodução do “Samba da Barão

Idealizador e fundador do “Samba da Barão”, movimento que perdurou entre os anos de 1998 a 2008, Júnior da Barão foi grande agente da cultura popular, percussionista e sambista da velha guarda com papel importante na construção da Cultura Popular na cidade de Poços de Caldas.

O sambista, de 58 anos, faleceu nesta quarta-feira (7), deixando seu legado e sua rica participação na vida cultural da cidade.

Na última terça-feira, 6 de abril, estreou no Canal Poços Curte em Casa, por meio do edital de Ações Culturais Emergenciais/Cultura Popular, o curta-metragem “O samba da Barão: uma história de resistência cultural”. O mini documentário, de aproximadamente 15 minutos, conta as memórias de Júnior da Barão e sua vivência na cultura popular de Poços de Caldas, com foco no “Samba da Barão”, que teve início no ano de 1998 na porta da casa do Júnior da Barão, junto com seus amigos Patrick, Kleber e Teco.

No curta Júnior da Barão deposita suas expectativas nas futuras gerações de sambistas, jovens que cresceram ouvindo e tocando sambas no Samba da Barão, para mantenham viva a tradição do samba em Poços de Caldas. “ São garotos que cresceram ouvindo a gente tocar samba aqui e seguraram esta bandeira também. Hoje o samba de Poços de Caldas está firme e forte por causa desta garotada aqui que aprendeu junto com  a gente aqui desde criança,” destacou.

Já com alguns problemas de saúde, Junior da Barão tinha  esperança de voltar realizar o Samba da Barão, depois que a pandemia passasse. “O samba é o que me motiva, então passando a pandemia, esse risco de isolamento que a gente está sofrendo aqui, tendo oportunidade o Júnior da Barão ainda ta na área fazendo samba com os amigos ai,” finaliza.

O curta-metragem está disponível no canal Poços Curte em Casa. Para assisti-lo e matar a saudade do Júnior e do Samba da Barão basta acessar este link: http://bit.ly/sambadabarao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.