Semáforo sonoro leva mais segurança para portadores de deficiência visual

Os alunos da Associação de Assistência ao Deficiente Visual – AADV, passam a contar a partir desta sexta-feira, 9, com um novo conjunto de semáforos composto por um sistema de botoeira com dispositivo sonoro, que orienta e permite que pessoas com deficiência visual possam realizar a travessia com maior segurança.

Semáforo foi instalado na manhã desta sexta-feira próximo ao AADV – foto Secom

O equipamento foi instalado em um dos cruzamentos da Avenida Padre Cletus Francis Cox, próximo a sede da AACV, na zona oeste.

A Secretaria Municipal de Defesa Social, através do Demutran, colocou também na via uma faixa de pedestre. A implantação do novo semáforo, atendeu demanda da AADV que assiste cerca de 80 pessoas diariamente.

De acordo com secretário de Defesa Social, Marcos Sansão, o novo equipamento vai melhorar as condições de acessibilidade e segurança na região, principalmente dos alunos da AADV. Segundo ele, aquela área teve substancial aumento no fluxo de veículos, devido o crescimento dos bairros e a universidade instalada nas proximidades.

Sansão explica, que após acionada a botoeira um dispositivo emite mensagem sonora para que o pedestre “espere”. Depois, um novo alerta auditivo autoriza a travessia, que será acompanhada por um outro sinal sonoro, que permanecerá acionado o tempo que durar o trajeto na faixa de pedestre, avisando em seguida o término do período. O trânsito permanecerá fechado para veículos neste trecho da via.

De acordo com coordenadora Administrativa da AADV, Ângela Benitz,  os alunos da unidade terão a vida mais facilitada com as melhorias nas condições de acessibilidade e, consequentemente, de segurança.

 A AADV está localizada naquela região desde 1982. Na unidade são assistidas atualmente pessoas, em idade entre 6 e 93 anos, em dois períodos de atividades diárias, que iniciam ás 7h30 e terminam a 17hs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *