Semana Pedro Caiapó de Cultura Popular acontece neste mês

Em comemoração ao mês do folclore e das manifestações tradicionais da cultura popular brasileira, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realizará na semana de 22 a 27 de agosto, no Museu Histórico e Geográfico e no Espaço Cultural da Urca a I Semana Pedro Caiapó de Cultura Popular.

Cacique do grupo dos Caiapós recebe homenagem póstuma
Cacique do grupo dos Caiapós recebe homenagem póstuma

Serão diversas atividades como exposições fotográficas, apresentações cênicas ligadas ao folclore regional e nacional, teatro de bonecos, oficinas culturais, roda de conversa e contação de histórias com mestres da cultura popular local ligados a grupos de Folia de Reis, Catira, Congadas e Caiapós. A I Semana de Cultura Popular levará o nome do saudoso Pedro Caiapó, grande cacique do grupo de caiapós do Bairro São José, falecido em dezembro de 2013.

Segundo o secretário municipal de cultura, João Alexandre Moura, a realização desta semana de atividades ligadas ao folclore e à cultura popular tem como objetivo valorizar as tradições populares, os grupos e os mestres da cultura local enfatizando estas atividades para o público local, turistas e principalmente para o público escolar. “Queríamos convidar todas as escolas do município para participarem das atividades da Semana Pedro Caiapó. É muito importante que nossos estudantes conheçam nossas tradições populares locais, preservem-nas e sejam multiplicadores deste saber essencial para nossa identidade”, relata João Alexandre.

A programação completa da I Semana Pedro Caiapó de Cultura Popular será divulgada na próxima semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.