Serviços de CPF estão disponíveis no Aplicativo Receita Federal
A Receita Federal lançou um aplicativo que pode ser baixado na App Store ou Google Play que reúne diversos serviços, dentre eles, consulta ao CPF.
No app é possível realizar a inscrição no CPF (para quem não tem CPF mas já possui título de eleitor), verificar a situação cadastral do CPF, solicitar regularização (caso esteja suspenso) e gerar o Comprovante de Inscrição. No app também é possível consultar restituição do Imposto de Renda e verificar as unidades da Receita Federal mais próximas de sua localização.
O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações cadastrais de contribuintes. Como cada cidadão só pode ter uma inscrição no CPF, é um documento utilizado para identificação.
É importante manter o cadastro atualizado para ter acesso a diversos serviços públicos e também para realizar compras e cadastros, em lojas e empresas.
119 empresas do Sul de Minas têm até 13/12/2021 para regularizar pendências nas Declarações
A Operação de Malha Fiscal da Pessoa Jurídica da Receita Federal verificou insuficiência de Declaração do Imposto Sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) – Lucro Presumido do ano-calendário 2018 em 119 empresas do Sul de Minas.
O valor das pendências é superior a 7 milhões de reais. Em Poços de Caldas são 14 empresas, com o valor de R$ 993.796,29. As empresas foram comunicadas por carta e por meio de mensagem na caixa postal no e-CAC da Receita Federal e têm até 13/12/2021 para regularizar as pendências espontaneamente, evitando multas.
Um dos deveres fundamentais das empresas é o pagamento de tributos, elas também são responsáveis pela promoção do bem comum. Quando uma empresa não declara corretamente e não paga seus impostos, está prejudicando toda a sociedade, já que é dos tributos que vem os recursos que são aplicados na educação, saúde, saneamento, desenvolvimento urbano, cultura, ou seja, em todos os serviços prestados aos cidadãos.
Informações sobre a operação e orientações sobre como se regularizar estão disponíveis no endereço eletrônico:
Léo – Assistente virtual da Receita responde dúvidas sobre DCTFWeb e Acesso a Sistemas Aduaneiros
A Receita Federal disponibilizou seu Assistente Virtual (atendimento robotizado ou chatbot) na página inicial do site. O Léo é um assistente virtual dotado de inteligência artificial.
O objetivo, neste primeiro momento, é que o Léo consiga responder à maior parte das dúvidas sobre os assuntos relacionados à Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb), como também ao Acesso a Sistemas Aduaneiros e ao Registro de Despachante e Ajudante.
Novos temas serão incluídos em breve, inclusive os relacionados a cadastros, como o CPF e outros assuntos tributários.
Com essa ação, a Receita Federal colabora para tornar mais acessíveis e facilitar os procedimentos necessários à atuação no comércio exterior e demais serviços prestados pelo órgão.
Conheça o Léo: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/chatbot