Tatiele de Carvalho se prepara em Poços para as Olimpíadas do Japão
De volta à terra natal a atleta Tatiele Roberta de Carvalho tem intensificado os treinos pensando nos Jogos Olímpicos de Tóquio no Japão, previsto para o mês de julho deste ano. A atleta olímpica tenta recuperar o tempo em que ficou parada em 2020 por conta da pandemia.
Há seis meses, a pista de corrida do Parque Municipal Antônio Molinari tem sido um dos espaços em que Tatiele treina diariamente. “2020 foi um ano bastante para nós atletas. Não tivemos competições durante o ano e eu tive que dar uma parada por 4 meses e agora estou voltando aos treinos pensando nos Jogos Olímpicos e quero muito representar a minha cidade, Poços de Caldas e o Brasil em Tóquio, destaca Tatiele.
Antes do Japão Tatiele pretende fazer uma temporada de provas nos Estados Unidos no mês de abril, entre elas o Payton Jordan Invitational em Palo Alto na Califórnia. A atleta vai disputar os 10.000 metros no atletismo.
O Parque Municipal era um dos pontos de treino do projeto social Amanhã e Correr é Viver, idealizado e coordenado pelo saudoso técnico Olivino Martins Alvarenga, mais conhecido como seu Chico Corredor. A atleta chega a se emocionar ao retornar às origens.“Morei fora durante 10 anos, mas meu coração sempre estava aqui em Poços de Caldas, sempre tive vontade de voltar e treinar aqui antes de encerrar minha carreira. Eu estou bem feliz de voltar para minha cidade e realizar meus treinos aqui”, disse a atleta.
Tatiele começou a carreira aos 9 anos de idade, disputando provas com São Silvestrinha entre outras. Desde 2009, Tatiele é um dos principais nomes das principais provas de rua do Brasil, entre elas a São Silvestre, sendo a brasileira com a melhor colocação em 2012.
Com 23 anos de carreira, Tatiele soma títulos importantes no atletismo como campeã sul americana sub23 na Colômbia (2010), recordista na prova de 5.000 metros, Ibero-Americano na Venezuela (2012). Além disso ela é penta-campeã brasileira, penta-campeã do Troféu Brasil, foi a primeira finalista nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
Aos 31 anos de idade, Tatiele acredita que ainda tem mais 5 de carreira e vai se empenhar ao máximo para conquistar mais títulos. Atualmente ela está cursando Educação Física, profissão que pretende atuar após a aposentadoria e permanecer em Poços de Caldas. A atleta tem planos em criar talvez um projeto social, parecido com o que a revelou para o esporte e assim ajudar futuros atletas que também sonham em um dia disputar uma Olimpíada. “Eu tive uma base muito sólida na minha carreira e devo muito aos projetos que participei. Sem a base eu não seria a atleta que sou. Eu conquistei todos os títulos pela base. Muitos atletas não têm a base muito boa e abandonam a carreira. Encerrando a minha carreira eu quero criar um projeto e ajudar as crianças a realizar o sonho de também serem um ou uma atleta profissional. Quero retribuir a oportunidade que tive e que me tornou uma atleta olímpica”, finaliza Tatiele.