Trecho da Ubirajara de Moraes é interditado após afundamento de pista
Parte da Avenida Ubirajara de Moraes foi interditada na manhã desta terça-feira, 19, devido a risco de afundamento do asfalto. O trecho, de aproximadamente 40 metros, necessita da troca de tubulação antiga por aduelas de concreto.
De acordo com o secretário municipal de Obras, José Benedito Damião, a substituição de tubulação já constava no cronograma de obras da secretaria. Uma vez que já havia publicado o edital para aquisição de novas aduelas de concreto para o trecho restante da avenida. A licitação será aberta no próximo dia 11 de agosto.
Porém, devido a situação de emergência, equipes e máquinas da secretaria de Obras iniciaram o trabalho no trecho, que vai receber aduelas, que seriam utilizadas em outras obras. A expectativa é que o trabalho seja concluído em 45 dias.
De acordo com o prefeito, a substituição dos antigos tubos Armco, feitos em metal, por aduelas de concreto, é um desafio da sua administração. “Já concluímos o trabalho na Avenida Monsenhor Alderige. Na Ubirajara, a obra é mais cara e estamos realizando com recursos próprios. Para isso, dividimos em quatro trechos. A licitação que abre agora em agosto já previa a conclusão deste local que hoje apresentou problemas e também o restante da avenida”.
Em uma intervenção anterior, a Prefeitura havia concluído a colocação das aduelas até próximo do trecho onde houve o afundamento na manhã de hoje. Após concluir o trabalho, houve a aplicação de lama asfáltica, para dar condições de utilização da via aos usuários.
Com a licitação, a Prefeitura irá concluir os 50% restantes da Avenida Ubirajara Machado de Moraes. A obra será executada com recursos próprios, do município. Este trecho final é o que requer mais recursos, por se tratar de um trecho onde a tubulação é mais profunda, exigindo mais tempo de obras e mais investimentos.