CulturaDiversosEsporteEVENTOS EM GERALUtilidade pública

Tribos chegam em Caldas para disputa dos Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais

Representantes de 11 etnias de Minas Gerais começam a chegar nesta quarta-feira, 12, na aldeia dos Xucuru Kariri em Caldas para participarem da 5º edição dos “Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais”.

Jogos acontecem na aldeia dos Xucuru Kariri – foto Poçoscom.com/Roberto Tereziano

O evento que é realizado pelo Conselho dos Povos Indígenas do Estado de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes, Secretaria de Estado de Educação e Prefeitura de Caldas visa promover o esporte nas aldeias indígenas de Minas Gerais como instrumento de fortalecimento da identidade das culturas tradicionais e estimular valores originais e intercâmbio entre as etnias para a promoção da cidadania indígena.

Aproximadamente 600 atletas com idade a partir dos 15 anos vão competir em diversas modalidades esportivas tradicionais como: derruba toco, arco e flecha, cabo de guerra, zarabatana, corrida do maracá, bodok, arremesso de lança e futebol masculino e feminino.

Além das competições esportivas que vão até o dia 17, também será realizada a feira de artesanato indígena no local do evento, possibilitando que os visitantes conheçam e adquiram os trabalhos artesanais feitos pelos índios.

Entre as etnias que participam dos jogos estão: a Maxakali, Aranã, Kaxixó, Krenak, Mukurim, Pankararú, Pataxó, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Tuxá, Xacriabá e a Xucuru-Kariri, hoje composta por 120 indígenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.