Tribunal de Contas

Tribunal de Contas discute Gestão do Conhecimento

Teve início nesta terça-feira, 12 de setembro, no auditório da Escola de Contas, o curso de capacitação em Gestão do Conhecimento, que foi instituída no TCEMG por meio da Resolução n. 01/2022. O objetivo é definir políticas, processos e práticas, garantindo o mapeamento, armazenamento, compartilhamento e disseminação do conhecimento bem como contribuir para um ambiente colaborativo e que estimule a inovação.

O curso foi ministrado pelo professor da Puc Minas, Rodrigo Baroni de Carvalho, que vem se debruçando sobre o tema, com especialização no Canadá; da diretora da Escola de Contas, Naila Murthé; dos integrantes do comitê estratégico e de alguns servidores, que foram convidados a colaborar com a disseminação dessas novas práticas na Casa.

O encontro constou basicamente de dois momentos; o diagnóstico, que se desenvolveu em torno de uma pesquisa realizada entre os gestores do TCE, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, em que metade dos coordenadores respondeu a um questionário adaptado do livro “Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira”, do Professor Fábio Batista, com perguntas capazes de aferir a gestão do conhecimento na Corte de Contas e, em seguida, a parte prática.

Para o professor, o processo de conhecimento é relevante para dar visibilidade no que se faz. “Sabemos mais do que a nossa capacidade de se expressar”. Baroni compara a Gestão do conhecimento com fundos de investimentos, cujos dividendos serão colhidos a longo prazo. Ressalta a necessidade de registrar o conhecimento de várias maneiras, seja ela por compartilhamento, por armazenamento ou mapeamento, para que o conhecimento adquirido não se perca ao longo do tempo. Ressaltou também a necessidade de rever o processo para repensar a maneira como se está trabalhando.

A capacitação em Gestão do Conhecimento terá continuidade nos dias 15 de setembro; 03 e 06 de outubro, no Auditório Simão Pedro Toledo, na Escola de Contas.


Denise de Paula / Coordenadoria de Jornalismo e Redação 

Fonte: Tribunal de Contas de MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.