Tribunal promove evento de Acessibilidade
Nesta quinta-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) promoveu evento com a exibição de filmes, apresentação musical e palestra, para marcar a data. O evento ocorreu no auditório da Av. Prudente de Morais, 100, Cidade Jardim.
O encontro, organizado pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão e pelo Núcleo de Acessibilidade e Apoio aos Cartórios Eleitorais do TRE, teve como objetivo divulgar as ações de promoção da acessibilidade e inclusão no Tribunal e sensibilizar todos os agentes da Justiça Eleitoral mineira para a importância do tema, inclusive no dia das eleições.
“O preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida de muitas pessoas com deficiência e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos na data de hoje”, ressaltou o presidente do TRE, desembargador Octavio Augusto De Nigris Bocallini, em seu discurso de abertura.
Durante o evento, foi veiculado um vídeo da campanha “Sentindo na Pele”, produzido pela Prefeitura de Curitiba e cedido pela Comissão de Acessibilidade do TRE do Paraná e proferida palestra pela professora Helena Queiroz, doutora em Educação. “Fica mais fácil pensarmos que todos nós temos uma deficiência. Umas aparentes e outras não, porque, assim, olhamos o próximo sem o sentimento de dó. Assim que deve ser” , ressaltou a professora.
“Todos nós ainda estamos num estágio muito embrionário de evolução, no que diz respeito a capacitação para lidar com os constantes desafios apresentados pelo cenário dos excluídos e dos deficientes”, disse a juíza auxiliar da Presidência e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), Roberta Rocha Fonseca no encerramento, que ainda contou com a apresentação musical do cantor, instrumentista e compositor Jefé, acometido com a poliomielite aos seis anos de idade.
Estiveram presentes ainda ao evento, além do presidente e da juíza auxiliar da presidência os membros da corte eleitoral Guilherme Mendonça Doehler, juiz federal; o juiz Cássio Azevedo Fontenelle; a juíza Flávia Birchal de Moura; o procurador regional eleitoral, Eduardo Morato Fonseca e a diretora geral do TRE-MG, Cassiana Lopes Viana.
De 18 a 22 de setembro, o TRE realizará a Semana da Acessibilidade 2023, que contará com diversas programações, dentre elas a escuta ativa aos servidores deficientes.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.
Fonte: TRE – MG