CulturaDiversosNotícias

“Ultraje”, de Marc Dourdin, será exibido no Flipoços

O documentário “Ultraje”, de Marc Dourdin, que estreou nacionalmente nos cinemas no dia 31 de janeiro deste ano, terá uma exibição exclusiva na 14ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços. A data e local de exibição do filme no festival ainda serão definidos e divulgados no site do festival.

Documentário foi elogiado pela crítica – foto divulgação

O filme conta a história da banda Ultraje à Rigor, sob comando de Roger Moreira. A obra foi inspirada pela infância do cineasta Marc Dourdin, que começou a seguir a carreira da banda após ouvir a música Marylou. Com o filme, que tem sido celebrado pela crítica, ele relembra a trajetória do grupo e passa  a história da banda a limpo, desde o início da década de 1980 até o quarteto ser contratado para abrir o talk show The Noite, de Danilo Gentili.

Para filmar a obra, Dourdin recorreu a preciosos arquivos pessoais, especialmente do vocalista Roger, além de entrevistas com integrantes da banda ao longo dos anos, como Leôspa, Silvio e Edgar Scandurra.

Agora, o diretor se diz empolgado para exibir o filme no festival literário. “Estou muito empolgado em levar o filme para o Flipoços. É muito bom participar de um evento cultural desta dimensão e que cada ano cresce mais. O filme entrou em circuito comercial de salas de cinema no dia 31 de janeiro e tem recebido ótimas resenhas da crítica especializada. Além disso, minha família mora em Poços de Caldas, eu tenho muitos amigos na cidade e fico muito animado com a possibilidade de exibir o filme nessa cidade que tenho tanto carinho. Levar o documentário para o festival tem um significado especial para mim. Além disso, o festival é uma ótima janela para o filme, que talvez não chegaria na cidade sem esta oportunidade”, destacou Dourdin.

Ao todo ele capitou 80 horas de gravações, entre originais e entrevistas e conseguiu enxugar o material de registro para 82 minutos, que contam com imagens da apresentação surpresa na marquise do Top Center, em 1987, quando o show obrigou que uma das faixas da Avenida Paulista fosse fechada em razão da aglomeração dos fãs.

Para a curadora do festival, Gisele Corrêa Ferreira, é importante realizar a exibição do filme. “É um filme que teve estreia nacional e foi muito elogiado e que conta a trajetória de uma das bandas que mais influenciaram os anos 1980. Sempre dialogamos com o cinema no Flipoços e receber o Marc Dourdin aqui será ótimo”, destacou.

Assista ao trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=iLGBYjY0fy0

Sobre o Flipoços

O Flipoços é realizado pela GSC Eventos Especiais e em 13 edições  recebeu cerca de 1 milhão de visitantes e inúmeros autores nacionais e internacionais. Em 2018, o festival recebeu o troféu de vencedor na categoria Cadeia Produtiva do Prêmio IPL – Retratos da Leitura 2018. O prêmio realizado em sua terceira edição busca reconhecer e valorizar as empresas e institutos da cadeia produtiva, que investem em projetos de incentivo à leitura, promoção de novos leitores e consumidores de livros que são a garantia do futuro do livro e do seu mercado.

O Flipoços 2019 conta com o apoio do DME, Supervale Supermercados e com as entidades Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Embaixada de Portugal no Brasil e Instituto Camões. Mais informações podem ser obtidas no site www.flipocos.com e telefone 35 3697 1551.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.