DiversosNotíciasPolítica

Vereador defende ações para melhorias no Cemitério da Saudade

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou que a prioridade imediata é concluir o recadastramento de túmulos e ajustar a legislação para liberar novas concessões – foto arquivo Secom

O vereador Álvaro Cagnani (PSDB) apresentou um Requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre melhorias das condições do Cemitério Municipal da Saudade, entre elas reforma e ampliação.

Em abril deste ano, o parlamentar questionou a existência de projetos em andamento para manutenção do local e pontuou outros problemas que vêm sendo relatados pela população, como a falta de acessibilidade.

Em resposta ao requerimento do parlamentar, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que encaminhou um ofício à Câmara, informando que não há no momento, estudos específicos de expansão física do Cemitério da Saudade.

Segundo a pasta, a prioridade imediata é concluir o recadastramento de túmulos e ajustar a legislação para liberar novas concessões.

Ainda de acordo com o ofício enviado, um croqui preliminar de reforma existe e contempla revitalização de calçamento, sistema de drenagem, rede hidráulica e iluminação, com ênfase na melhoria da mobilidade interna.

A Secretaria acrescenta que a acessibilidade “será naturalmente atendida” por essas intervenções, embora detalhes como sinalização tátil e rampas não tenham sido explicitamente citadas na resposta.

Crematório

Sobre a eventual instalação de um crematório, uma questão elencada pelo vereador no Requerimento, a administração municipal reconhece a demanda e afirma que o assunto requer “avaliação sistemática de viabilidade”, citando a complexidade técnica, o investimento elevado e a necessidade de estudos ambientais.

Para Cagnani, o assunto reflete uma preocupação dos munícipes. “A população cresceu muito nos últimos tempos. Além da falta de espaço, outros problemas surgiram ao longo dos anos, como recursos insuficientes para a manutenção e problemas ambientais decorrentes da forma tradicional de como são enterrados os cadáveres”, comenta.

A proposição está disponível para consulta site da Câmara Municipal (Requerimento n. 989/2025).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.