DiversosNotíciasPolíticaSaúde

Vereador pede ampliação do horário de atendimento das farmácias municipais

O vereador solicitou informações sobre o funcionamento das farmácias públicas e a viabilidade de estender o horário de atendimento à população até as 17h – foto arquivo Secom

O vereador Diney Lenon (PT) protocolou o Requerimento nº 2053/2025 solicitando informações detalhadas ao Poder Executivo sobre o funcionamento das farmácias públicas do município e a viabilidade de estender o horário de atendimento à população até as 17h, como já ocorre nas unidades da Policlínica Central e do Hospital Margarita Morales.

Segundo o parlamentar, algumas unidades encerram as atividades por volta das 13h30, como é o caso da farmácia da zona oeste, o que prejudica aqueles que não conseguem retirar o medicamento no período da manhã.

No Requerimento, ele solicita a lista completa das unidades com horários de atendimento, responsáveis técnicos e endereços, além de relatórios de reclamações, dados sobre o quadro de servidores de cada farmácia e procedimentos adotados quando pacientes não conseguem retirar medicamentos.

Segundo Diney Lenon, há reclamações constantes com relação a essa pauta. “Recebemos inúmeras manifestações de munícipes relatando que o horário de funcionamento das farmácias populares em nossa cidade está aquém das necessidades da população. Embora algumas unidades tenham expediente oficial até as 17h, na prática, várias fecham antes do previsto, inviabilizando o acesso de quem só pode buscar medicamentos fora do horário comercial”, comenta.

Ainda no documento, há pedidos de justificativa para o horário diferenciado de atendimento. “A limitação de horários fere diretamente o direito à saúde e penaliza quem mais precisa, ou seja, trabalhadores e trabalhadoras que não têm como se ausentar do serviço em horário comercial”.

Para reverter esse cenário, ele pede não só a padronização do expediente, mas estudos que apontem a viabilidade de ampliação, especialmente nas regiões periféricas. O parlamentar conclui que é essencial que “o serviço público seja planejado com foco na realidade de quem depende dele, não apenas em horários que atendem à conveniência administrativa”, e aguarda o envio das informações para dar sequência à discussão e às possíveis ações de ampliação.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.