Vice-presidente do TCEMG destaca a importância dos Direitos Humanos na XXVIII Jornada Jurídica da UFU
O vice-presidente do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo, participou, na terça-feira (03/10), da XXVIII Jornada Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que reuniu pesquisadores, juristas e estudantes para uma semana de intensos debates. O evento teve como tema central Direito, Política, Afetos: o preço do Futuro e destacou a importância de repensar o papel do Direito na construção de um futuro mais justo e igualitário para a sociedade brasileira.
Durval Ângelo ministrou a palestra “Os Tribunais de Contas e a Efetividade dos Direitos Humanos”, baseada no livro de mesmo nome lançado por ele em 2023. O conselheiro enfatizou a importância dos afetos no contexto jurídico e político, argumentando que são a força motriz para moldar um futuro mais justo e igualitário. Ele destacou também que a empatia, a igualdade e a justiça são valores essenciais que devem guiar as escolhas da sociedade brasileira. “A busca pela dignidade humana e pelos direitos humanos é um dever de todos e os Tribunais de Contas têm um papel fundamental nesse processo”, reforçou Durval Ângelo.
O professor doutor Hugo Resende Henriques, professor de Teoria do Estado, destacou a importância de trazer discussões sobre direitos humanos para o ambiente acadêmico e jurídico.
Também esteve presente no evento o professor doutor catalão Gonçal Mayos: “Enquanto navegamos pelas águas turbulentas do Direito e da Política, não podemos esquecer o poder transformador dos Afetos. Eles são a força motriz que pode moldar um futuro mais justo, onde a indiferença é substituída pela empatia, a opressão pela igualdade e a injustiça pela justiça. Escolher a Dignidade Humana e o Direito como expressões máximas de nossa humanidade é dever, de afeto, de todos nós”, refletiu ele.
Cerca de 400 pessoas acompanharam a palestra que finalizou com uma reflexão sobre a necessidade de se observar as escolhas feitas no presente pensando no impacto para as futuras gerações.
Rodrigo Marzano Antunes Miranda/ Gabinete do vice-presidente
Fonte: Tribunal de Contas de MG