Browse By

Assinatura de protocolo confirma instalação de cervejaria espanhola em Poços

A cervejaria espanhola Estrella Galicia reforçou a presença no Brasil com a primeira indústria a ser instalada em Poços de Caldas. A marca de cervejas premium assinou nesta quinta-feira,13, com o Governo de Minas o protocolo de intenções para projeto de investimento.

Protocolo de intenções foi assinado em Belo Horizonte – Foto Verônica Manevy

A assinatura que ocorreu com a presença dos representantes da cervejaria e também do prefeito Sérgio Azevedo, marca a entrada da empresa no mercado brasileiro com produção local própria.

O investimento será de cerca de R$ 100 milhões, na primeira fase de implantação. Inicialmente, está prevista produção de 20 milhões de litros anuais de cerveja, adaptável para uma demanda superior. Nessa nova fase de investimento da Estrella Galicia no Brasil, a estimativa é de geração de 100 postos de trabalho diretos.

As negociações da empresa com a Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais – INDI, foram iniciadas em abril de 2015.

A cervejaria espanhola teve acompanhamento do Indi em visitas e reuniões com prefeituras de municípios mineiros, com as secretarias estaduais e com a Gasmig. A Agência também produziu estudos e relatórios de terreno. Foi um trabalho que levou à escolha de Poços de Caldas como casa da primeira fábrica da Estrella Galícia fora da Espanha.

Prefeito de Poços e Governador comemoram conclusão de processo que iniciou em 2015 – foto Verônica Manevy

Líder do segmento premium na Espanha, a marca, fundada em 1906, chegou ao Brasil em 2008, com as cervejas especiais Estrella Galicia, Estrella Galicia 0,0% (versão sem álcool), 1906 Reserva especial, 1906 Red Vintage e 1906 Black Coupage. A construção de uma fábrica própria faz parte do planejamento estratégico da empresa dentro do país e ajudará a fortalecer o posicionamento premium das marcas da cervejaria no mercado nacional.

O Brasil, terceiro maior produtor de cervejas do mundo, é a porta de entrada para a empresa na América Latina. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, Cerv Brasil, o país fabricou 14 bilhões de litros de cerveja em 2014, atrás apenas de China e Estados Unidos. Nos últimos 10 anos, a produção nacional cresceu a uma taxa média de 5% ao ano. A cadeia produtiva movimenta R$ 74 bilhões, respondendo por 1,6% do PIB nacional e 14% da indústria de transformação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *