Browse By

Órgãos de segurança também estão na luta contra Aedes aegypti

Dentro das ações do Plano Municipal de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika Virus, foi realizada, na última quinta-feira (14), reunião extraordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão colegiado que reúne as forças de segurança pública da cidade.

Medidas de mobilização foram debatidas em reunião extraordinária do GGIM

Medidas de mobilização foram debatidas em reunião extraordinária do GGIM

A reunião, realizada no gabinete do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, teve por objetivo mobilizar os órgãos de segurança pública para que apoiem e participem das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti.

A secretária municipal de Saúde, Fátima Livorato, e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Soraia dos Santos Chiste, participaram da reunião. A secretária fez uma apresentação sobre o ciclo do mosquito e sobre as doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti: Dengue, Chikungunya e Zika Virus.

“Neste momento, além da dengue, temos que lidar também com duas novas doenças transmitidas pelo mesmo vetor. Por isso, nossa ação principal é de eliminar possíveis criadouros do mosquito e, para tanto, precisamos da ajuda e da mobilização de toda a sociedade”, alerta a secretária de Saúde, Fátima Livorato.

Participaram da reunião, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, o vice Nizar El-Khatib, o secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima, a secretária de Promoção Social, Lúcia Elena Rodrigues, o diretor da Guarda Municipal, Marcelo Gavião Bastos, o Capitão Luiz Fernando Batista, que representou o comando do 29º Batalhão de Polícia Militar, o Major Edirlei Viana da Silva, comandante da 1ª Companhia Independente de Bombeiros e o Capitão Douglas Martins Soares, também dos Bombeiros, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP), Luiz Antonio Cândido, o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Waldecy Araújo de Souza e Monique Xavier, representando a direção do presídio de Poços de Caldas.

Cada órgão vai nomear um representante para integrar a Sala Municipal de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, do Vírus Chikungunya e Zika Virus, que tem como atribuição gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti.

As instituições também darão apoio logístico às ações de prevenção e combate, inclusive com a disponibilização de equipamentos, quando necessário. Além disso, os representantes que participaram da reunião atuarão como multiplicadores em suas corporações, intensificando as ações de mobilização e educação em saúde. ( Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *