Browse By

Os nomes da cidade

Várias pessoas perguntando sobre os nomes da cidade para um trabalho escolar.

O primeiro nome, antes mesmo do povoado foi, Fazenda Curitiba. (Curitiba é sinônimo de pinheiro) Poços de Caldas no seu início era cheia de grandes araúcalhas. Os pinheiros estavam nas partes altas do solo do local. Tivemos o apelido de “Suíça Brasileira” em função do cenário de pinheiros e do frio que fazia antigamente.

No início do povoado, em função das águas hidro-termais se sugeriu que o nome do local fosse Hidrotermópolis, nome não aceito.  Como o lugarejo pertencia à vizinha cidade de Caldas o nome escolhido foi Nossa Senhora da Saúde das águas de Caldas. (Imagina quando perguntassem qual era a sua naturalidade).

Finalmente, o nome que ficou oficial foi “Poços de Caldas” Falam alguns historiadores que a palavra caldas era em função da semelhança com a cidade termal portuguesa, Caldas da Rainha.  A palavra caldas pode ter vindo também da situação geologica do local que é também chamado de Caldeira Vulcânica e caldeira produz caldas. Aliás, era muito forte a lenda de que a cidade estava dentro de uma cratera vulcânica. Isto é negado hoje pela geologia, mas a lenda do vulcão se trata de outro assunto que poderemos escrever a qualquer momento.

Portando os nomes do povoado foram “Nossa Senhora da Saúde das águas de Caldas” e depois, “POÇOS DE CALDAS”.

One thought on “Os nomes da cidade”

  1. Roberto Tereziano says:

    Nos anos de 1970 um músico da cidade que também fazia um jornal apresentou a proposta de mudança do nome da cidade. Antonio Carlos Viviani propunha que Poços de Caldas passasse a se chamar CETUBRA (Centro de Turismo Brasileiro” Proposta obviamente, Descartada. RT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *