DiversosNotíciasPolícia

18ª RPM comemora os 248 anos da Polícia Militar de Minas Gerais

A 18ª Região de Polícia Militar de Poços de Caldas realizou na manhã desta quinta-feira, 22, uma solenidade em comemoração aos 248 anos da Polícia Militar de Minas Gerais. O evento reuniu autoridades civis e militares no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca.

Os 248 anos da PMMG foram marcados por honrarias e homenagens – foto Roni Bispo – Poçoscom

Durante a solenidade os policiais militares veteranos foram homenageados pelos anos dedicados à Segurança Pública e aos serviços prestados na corporação.

Os veteranos foram contemplados com a Medalhas Dever Cumprido, a honraria foi instituída através do decreto número 31.763, de 30 de agosto de 1990, e é destinada aos militares reformados da corporação, sócios da União dos Militares do Estado de Minas Gerais, que tenham prestado trinta anos de serviço ativo, nos termos da legislação vigente à sua época, e que tenham completado trinta anos na inatividade.

A solenidade, presidida pelo comandante da 18ª RPM, o coronel Jardel Trajano de Oliveira Gomes,  foi marcada também com a entregada da Medalha Alferes Tiradentes aos policiais militares que se destacaram no cumprimento das funções.

Tradição na Segurança de Minas

Com quase dois séculos e meio de existência, a Polícia Militar de Minas Gerais é a mais antiga das corporações de segurança do país, criada em 1775, quando então foi fundado o Regimento Regular de Cavalaria de Minas, criado pelo Governador de Minas Gerais, Dom Antônio de Noronha, que estava insatisfeito com o enfraquecimento das Companhias de Dragão.

Há 248 anos surgia a corporação composta somente por soldados mineiros e que recebiam salário dos cofres da Capitania

Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes: Protomártir da Independência e Patrono Cívico da Nação e das Polícias Brasileiras -, pertenceu à força recém criada, a qual caberia cumprir missões de natureza militar, através de ações e operações de enfrentamento dos tumultos, insurreições e defesa do território da Capitania e da Pátria, e, de natureza policial, na prevenção e repressão de crimes, mantendo em ordem a população, para que o ouro pudesse ser extraído, transportado e exportado em favor do Reino Português.

Ao longo destes anos a PMMG evoluiu e é uma das Instituições mais respeitadas do país. Além do emprego de novas tecnologias, capacitação, curso de formação de soldados, sargentos e oficiais, metodologias e estratégias no combate ao crime, o comandante da 18ª RPM, coronel Trajano, destaca a gestão descentralizada como um dos pontos positivos ao longo dos 248 anos de PMMG. Hoje o Estado conta com 19ª RPM.

A regionalização foi um dos marcos da Polícia Militar de Minas Gerais. Eu defendo este modelo de gestão, pois a partir do momento em que se descentraliza o poder e a coordenação isso facilita o trabalho no dia-a-dia. Há 20 anos a Região era concentrada em Lavras, que comandava 174 municípios, o que era inviável.

Quando ocorre a descentralização é para  facilitar realmente a nossa coordenação e controle e a todo momento buscando entregar um serviço de qualidade para a sociedade e esta gestão descentralizada facilita isso.

A 18ª RPM em Poços de Caldas é responsável por 55 municípios no sul e sudoeste de Minas. Em Poços de Caldas também estão sediadas a 18ª Companhia de Meio Ambiente, 18ª Companhia de Trânsito, a 244ª Companhia de Ensino e Treinamento e ainda a 6ª BRAvE, que ajuda nas ações com o apoio aéreo com o helicóptero Pégasus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.