DiversosNotíciasPolítica

Número de vagas em “creches” para idosos será ampliado em Poços

A Secretaria Municipal de Promoção Social publicou, no Diário Oficial do Município desta terça-feira (20), Comunicado de Abertura de Chamada Pública para contratação de Organização da Sociedade Civil para a implantação e execução do serviço de Centros Dia para idosos, nas regiões central, leste e oeste, totalizando 140 novas vagas.

Atualmente o serviço é ofertado na região sul por meio CIADI – foto Secom

O Centro Dia é um espaço que oferece diversas atividades que contribuem no processo de envelhecimento ativo e saudável. O atendimento é gratuito e tanto os idosos como os familiares se beneficiam do serviço. O serviço integra a Proteção Social Especial de Média Complexidade, sendo classificado como Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas Idosas na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

O Centro Dia tem como finalidade promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes, contando com equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados a pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes ou temporários. A ação da equipe deve sempre ser pautada no reconhecimento do potencial da família e do cuidador, na aceitação e valorização da diversidade e na redução da sobrecarga do cuidador, decorrente da prestação de cuidados diários prolongados.

“O Centro Dia é um projeto de extrema relevância social, já que significa qualidade de vida para os nossos idosos e também para seus cuidadores. É dignidade para esta parcela tão importante da população, dentro das especificidades técnicas da Política de Assistência Social, evitando a institucionalização”, destaca a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho.

Poços de Caldas já conta com um Centro Dia, o Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso (CIADI), o primeiro na modalidade no município e no estado de Minas Gerais, que funciona no Parque das Nações, na região sul, com capacidade de atendimento para 60 idosos.

O CIADI conta com equipe multidisciplinar que oferece oportunidades aos idosos de participarem de uma série de atividades que são pensadas e elaboradas para manter ou desenvolver competências próprias da idade, prevenindo e promovendo a saúde e o bem-estar geral de seus frequentadores, contribuindo para a melhora da qualidade de vida, fortalecendo os vínculos familiares, proporcionando a diminuição da sobrecarga dos cuidadores domésticos e a oferta de segurança para a família com cuidado e proteção para seu idoso.

Edital de Chamamento Público


O Edital de Chamamento Público 4/2023 visa contratar até três Organizações da Sociedade Civil (OSC) para, através de Termo de Colaboração, implantar o serviço de Centros Dia para idosos nas regiões centro, leste e oeste do município. O edital e anexos poderão ser acessados na página da Prefeitura de Poços de Caldas, no link https://descomplica.pocosdecaldas.mg.gov.br/servicos.php?c=126 menu Promoção Social – Edital 4/2023.

Os envelopes contendo as propostas poderão ser protocolados até 16h do dia 26/07/2023, na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social (Avenida Mansur Frayha, s/nº, Jardim Elisabete), no prédio anexo ao Terminal Rodoviário. A abertura dos envelopes e o julgamento das propostas serão realizados no mesmo local, a partir das 9h do dia 27/07/2023.

Pelo edital, serão ofertadas 60 vagas para a zona leste, 40 para zona oeste e 40 para o centro da cidade, para atendimento de idosos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos.

Os objetivos específicos são promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida de pessoas idosas com dependência, seus cuidadores e suas famílias; desenvolver ações especializadas para a superação das situações violadoras de direitos que contribuem para a intensificação da dependência; prevenir o acolhimento institucional e o isolamento social assegurando o direito à convivência familiar e comunitária e promover apoio às famílias na tarefa de cuidar, diminuindo a sua sobrecarga de trabalho e utilizando meios de comunicar e cuidar que visem à autonomia dos envolvidos e não somente cuidados de manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.