Polícia Militar de Poços de Caldas passa a usar câmera nas fardas
Os policiais lotados no 29º Batalhão de Polícia Miliar de Poços de Caldas começaram nesta quinta-feira, 8, a utilizar Câmeras Operacionais Portáteis (COP) instaladas nas fardas. O equipamento será utilizado pelos policiais nas ruas e ajudarão no acompanhamento das ocorrências em tempo real.
As câmeras fazem parte do montante de 1.040 equipamentos adquiridos pelo Governo de Minas e distribuídas para as 19ª Regiões de Polícia Militar em todo Estado e serão utilizadas por 4 mil policiais em turnos alternados, com o planejamento de distribuição de acordo com as diretrizes definidas pelo Estado-Maior da PMMG.
Em Poços de Caldas são ao todo 15 câmeras que serão distribuídas por equipe e o manuseio ficará sob a responsabilidade do comandante da guarnição. “Toda tropa foi devidamente capacitada para a utilização correta desta tecnologia. Este equipamento visa reforçar a legitimidade e transparência da Polícia Militar, além de fortalecer ainda mais a qualidade das provas coletadas pela Instituição,” explica o capitão André Raicoski.
O capitão reforça ainda a importância do equipamento para a segurança jurídica dos policiais militares nas mais diversas atividades.
As câmeras contam com acesso à internet, capazes de filmar, fotografar, transmitir em tempo real e oferecer a localização dos policiais por georreferenciamento.
De acordo com o Governo de Minas o investimento de R$ 2,4 milhões contempla, além da aquisição das 1.040 câmeras, 65 unidades de docas para fazer o download das imagens das câmeras e a recarga dos equipamentos, e ainda 1.040 pistolas de impulso elétrico, instrumentos de menor potencial ofensivo para auxiliar os militares em ações de defesa pessoal e de imobilização de suspeitos.
GCM e Agentes de Trânsito
A Polícia Militar é a segunda instituição a utilizar as Câmeras Operacionais Portáteis nas fardas. Desde julho deste ano, os guardas civis municipais e agentes de trânsito, ligados à Secretaria Municipal de Defesa Social já utilizam o equipamento no uniforme.
Ao todo são 50 câmeras alugadas de uma empresa especializada em segurança pelo valor de R$ 13 mil mensais pelo período de um ano.
As câmeras foram distribuídas por equipes com dois e três integrantes, sendo no máximo dois equipamentos por equipe.
Sendo 34 câmeras para os agentes de trânsito e 16 para a Guarda Civil Municipal.