DiversosEducaçãoNotíciasPolítica

Aluna da Escola Dom Bosco representará Poços de Caldas na etapa estadual do Parlamento Jovem

Allana e mais cinco estudantes participaram da Plenária Regional em Passos – foto Ascom Câmara

A aluna Allana Taconi de Barros, da Escola Profissional Dom Bosco, foi eleita para representar Poços de Caldas-MG na etapa estadual do projeto, que ocorrerá em Belo Horizonte, entre os dias 17 e 19 de setembro. Allana e mais cinco estudantes representaram o município na Plenária Regional do Parlamento Jovem, realizada no dia 13 em Passos-MG.


Na fase regional, os estudantes participaram ativamente da votação de propostas sobre o tema de 2025, que é Juventude e Direitos Culturais. Durante a Plenária, trabalharam na consolidação do documento final, que reuniu ideias para fortalecer o acesso e a participação da juventude na vida cultural da região.

Foram aprovadas propostas visando à criação de parcerias entre escolas e o Poder Público para a oferta de oficinas de grafite, arte de rua, produção audiovisual e escrita criativa. Os estudantes também discutiram a criação de um programa de festivais culturais itinerantes para cidades com pouca infraestrutura e o projeto “Cultura Jovem nas Praças”, para a promoção de eventos como batalhas de rima e cinema ao ar livre.

Para a próxima edição do PJ, o Polo Sudoeste sugeriu o tema “Combate ao tráfico e abuso sexual infantil no Brasil”, pauta que estará em debate na fase estadual. “A participação dos estudantes de Poços de Caldas reforça o protagonismo juvenil do município na construção de políticas públicas para a cultura e a cidadania. Estamos, agora, na expectativa para a Plenária Estadual, quando iremos finalizar um ano de muito trabalho com os nossos jovens”, ressalta Taís Ferreira, diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Poços e coordenadora regional do Parlamento Jovem.

A Plenária Regional reuniu jovens das 17 cidades que compõem o Polo Sudoeste. Poços de Caldas foi representada por Aline Alcedo Garritano, Allana Taconi de Barros, Bruna Domingues de Oliveira, Joaquim Junio de Jesus Maximiano, Lívia de Cássia Oliveira e Yasmim Dominciano Borges.

Neste ano, fazem parte do projeto as seguintes escolas: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual David Campista, Escola Padrão, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, CEPOC, Escola Dom Bosco, Escola Criativa Idade, Colégio Sete de Setembro, Colégio Pio XII e Colégio Jesus Maria José.

O Parlamento Jovem é um dos projetos institucionais promovidos pela Câmara de Poços. Ele é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), PUC Minas e Câmaras Municipais, visando à formação política e cidadã dos jovens. Além de despertar o interesse pelo exercício da democracia, possibilita o conhecimento do processo legislativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.