Berçaristas participam de curso de desenvolvimento
Aproximadamente 570 berçaristas e 45 coordenadores da rede municipal de ensino vão participar de um curso sobre o desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos. A primeira turma teve início na manhã desta quarta-feira (12), no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
A educadora responsável pelo curso é a própria secretária de Educação, Flávia Vivaldi. A capacitação é ofertada pelo Centro Municipal de Referência do Professor, com o objetivo de proporcionar momentos de estudo e reflexão às profissionais.
O curso será dividido em cinco turmas, em encontros realizados no contraturno de trabalho, também nos dias 19 e 25 de abril. A educação infantil é uma importante etapa da vida, sendo necessária atenção à formação dos profissionais que acompanham este processo de aprendizagem e descobertas.
“A nossa grande preocupação é que, muitas vezes, as próprias berçaristas não sabem da importância do trabalho que desenvolvem. Elas são responsáveis por uma etapa do desenvolvimento humano, de 0 a 2 anos, que é a etapa mais complexa e mais importante. Nesta fase, quando há qualidade de estimulação e de relação com a criança, o comprometimento do restante do desenvolvimento já é favorável. As primeiras construções de inteligência se dão exatamente nesse período”, explica Flávia.
A secretária destaca que a formação continuada é fundamental na valorização do papel deste profissional, que é de grande relevância na educação infantil. “A época em que o trabalho da berçarista era somente manter a criança limpa e alimentada já foi ultrapassada. Essa é uma visão superada, que remete aos primórdios da história da educação infantil. Hoje, com a concepção de atrelar o educar e o cuidar, o papel da berçarista é fundamental”, completa.
Com a formação, as berçaristas terão a oportunidade de aprimorar os saberes em relação ao desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos, além de refletir a respeito de práticas, posturas, materiais, atividades, desafios e, inclusive, sobre a importância de seu trabalho. Fonte – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas