Carnês do IPTU começam a chegar nas residências a partir de hoje
Os carnês para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2016 começaram a ser entregues aos contribuintes de Poços de Caldas a partir desta sexta-feira (4), pelos Correios.
Ao todo foram emitidos 77.731 carnês do IPTU no município. De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Nestor Seabra Moura, a expectativa é que sejam arrecadados cerca de R$ 34,9 milhões de reais com o imposto este ano ano. Em 2015 a arrecadação ficou em torno de R$ 29,1 milhões de reais. O percentual de contribuintes inadimplentes é de 15% ao longo do ano passado.
Para este ano o IPTU está 10,68% mais caro em relação a 2015, devido a correção monetária de 10,68% pelo IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado) da Fundação Getúlio Vargas, acumulado nos últimos doze meses, o mesmo índice de preços que corrige anualmente a Unidade Fiscal Municipal (UFM).
O pagamento do imposto, à vista, em parcela única, terá 8% de desconto. Segundo estatísticas da Prefeitura, entre 40% e 50% dos cidadãos optam por este tipo de pagamento. O IPTU poderá também ser parcelado em, no máximo, nove prestações, sem desconto, no período de abril a dezembro.
O contribuinte deve ficar atento ao vencimento do IPTU. Tanto para o pagamento em cota única à vista, como para o pagamento da primeira parcela, o vencimento serão de 18 a 25 de abril.
Serviço:
Quem não receber o carnê do IPTU 2016 no endereço declarado, deverá retirar a segunda via diretamente no site da prefeitura no seguinte endereço www.pocosdecaldas.mg.gov.br, a partir de 06 de abril ou, se preferir, poderá solicitar a segunda via na Secretaria Municipal da Fazenda, munido do carnê do IPTU do ano anterior.
Após conferir as informações do carnê, o contribuinte que desejar solicitar a revisão dos dados do imóvel ou do valor, bem como da cobrança da Taxa de Coleta de Lixo, tem o prazo de 30 dias, a partir de hoje, dia 4, data de publicação do Edital de Lançamento do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo. Para protocolar o pedido de impugnação, o contribuinte também deve se dirigir à Secretaria Municipal da Fazenda, das 9h às 17h30, munido da documentação que comprove a incorreção dos dados constantes do carnê.