Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

Santa Casa recebe doação de camas para pacientes com câncer

A Santa Casa de Poços de Caldas acaba de receber a doação de 12 camas modernas para acomodar os pacientes diagnosticados com câncer e que fazem o tratamento pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Ao todo foram doadas 12 novas camas para a Santa Casa – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

Os equipamentos foram doados por meio de uma ação social promovida pelo GAAPO – Grupo de Apoio aos Pacientes Oncológicos, por meio de parceria com a Loja Maçônica Luz e União e Rotary Club Poços de Caldas Sul.

” Em conversa co o dr. Roni, vimos a necessidade de substituir as camas antigas que não tinham muito conforto e nem ofereciam segurança, pois não tinha grade de proteção. Daí decidimos em nome do GAAPO realizar uma campanha e fomos atrás de parceiros que de início se sensibilizaram com a situação e fizeram a doação das 12 camas e também de cortinas que servem como divisórias proporcionando mais privacidade entre um leito e outro,” destacou Claudia Regina, presidente do GAAPO.

Cada cama custou em média R$ 3 mil. Para o representante da Loja Maçônica Luz e União, Flávio Camilo, a campanha foi um desafio e tanto, justamente por se tratar de uma questão de saúde. “Quando recebemos o pedido da GAAPO, eu e os irmãos nos prontificamos e entramos em contato com algumas empresas para conseguir a contribuição para comprarmos as camas e imediatamente abraçaram a causa e conseguimos atingir nosso objetivo. Foi um trabalho gratificante, principalmente por ajudar aqueles que passam por um momento muito delicado na vida,” disse Camilo.

A Santa Casa conta com 16 leitos oncológicos para internação e atende a centenas de pacientes durante o tratamento de câncer, vindos de 85 municípios da região. Para o superintendente da Santa Casa, Azer Zenun, as doações vieram em boa hora, uma vez que as antigas camas não ofereciam muito conforto para os pacientes. “São equipamentos modernos e há muito tempo estávamos precisando de novas camas. Nós da Santa Casa só temos que agradecer a todos que contribuíram com as doações, em especial o GAAPO e os parceiros que trouxeram estas novas camas que vão proporcionar mais conforto aos pacientes. Com certeza vai ajudar em muito durante o período em que estiverem fazendo o tratamento e principalmente na recuperação deles,” disse o superintendente.

As novas camas já fazem diferença para pacientes como dona Márcia Lilia Farias, funcionária da Santa Casa e que há 8 meses vem fazendo tratamento contra a leucemia. O conforto proporcionado pelas novas camas faz diferença para ela. “As camas antigas ainda eram de molas e quando a gente deita já sente a diferença. O conforto para nós que precisamos ficar internado por muito tempo é tudo e doações assim como estas são muito bem vindas,” agradeceu a paciente.

As camas foram doadas pelas Lojas Macônicas Luz e União, Estrela Caldense, Rotary Club Poços de Caldas Sul, Lions Club, Frigonossa, Associação Comercial e Industrial de Poços de Caldas(Acia) e Fundação Curimbaba.

“Ao entrar nos quartos fiquei muito feliz por ver camas e colchões novos, com grades de segurança nas camas, além das cortinas que entregamos no primeiro semestre. O que proporcionará aos pacientes internados nessa ala oncológica de atendimento pelo sus maior privacidade, conforto e segurança. Sabemos do qto muitas vezes é difícil para o hospital realizar melhorias pois são muitas demandas e os recursos são escassos, o GAAPO além da missão de acolher, dar suporte e procurar atender às demandas dos pacientes em tratamento oncológico e promover ações de prevenção aos diversos tipos de câncer,” finalizou Claudia Regina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *