Comida di Buteco 2019 começa hoje em Poços

Tem início hoje em Poços de Caldas mais uma edição do festival Comida di Buteco. Este ano 18 bares da cidade participam do concurso que vai escolher o melhor boteco.  

Comida di Buteco completa 20 anos em 2019 – foto divulgação

Até o dia 5 de maio, os botequeiros poderão degustar os 18 pratos criados exclusivamente para esta edição comemorativa dos 20 anos do Comida di Buteco e por causa da comemoração os petiscos vão custar apenas R$ 20,00.

O concurso, que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre todo o país, é realizado em 21 cidades e desde 2016 elege também o Melhor Buteco do Brasil.

Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram contadas e transformadas, o concurso já extrapolou sua natureza e se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente e na mesma época do ano (abril/maio) em todas as cidades, num esforço de demarcação de abril como mês do Buteco no Brasil. E assim, valorizar e dar importância de calendário a esse  ícone da sociabilidade brasileira: o Buteco.

O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje é ter se tornado um negócio de impacto, que tem o pequeno comércio familiar como matriz de uma corrente do bem que envolve: o Buteco  que não paga para participar, tem a indústria como a grande  financiadora (patrocinadores), o poder público, a partir da ampliação da atividade econômica do buteco (gera empregos, paga impostos, muitas vezes se legaliza,  envolve parceiros, imprensa e o público do Brasil inteiro. O mês do concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia em que o buteco está inserido.

Nestes 20 anos o concurso está presente em 21 cidades do país, totalizando 5.163 bares. Até o momento já foram vendidos 3.534 milhões de petiscos, já gerou 41.796 empregos e quase 5 milhões de pessoas participaram da votação. A relação dos bares em Poços de Caldas pode ser conferida no site do Comida di Buteco: http://www.comidadibuteco.com.br/pocos-de-caldas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *