DiversosEducaçãoNotíciasUtilidade pública

Convivência ética nas escolas é debatida na Urca pelos maiores especialistas do país

Segue no Espaço Cultural da Urca o Seminário de Convivência Ética nas Escolas, que reúne em Poços de Caldas os maiores especialistas da área. Hoje, dia 12 de setembro, serão realizadas três mesas redondas: “Clima escolar e as regras na escola”, com Dr. Adriano Moro e Profª. Esp. Soraia Souza Campos (das 8h às 10h); “Comunicação construtiva e os espaços dialógicos nas escolas”, com Profª. Drª. Adriana de Melo Ramos e Profª. Esp. Danila Di Pietro Zambianco (das 10h20 às 12h); e “Transformações na sociedade e as relações nas redes sociais”, com a Profª. Dra. Adriana Regina Braga e Profª. Ms. Thaís Cristina Leite Bozza (das 13h30 às 15h).

A palestra de encerramento está agendada para 15h20 e terá como tema “Protagonismo estudantil: as equipes de ajuda”, com a Profª. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta, graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano (1991), com mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado Sanduiche pela Universidade de Genebra (2004). Pós doutorada pela Universidade do Minho de Portugal (2013), é professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras e do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar da Unesp – Campus de Araraquara. Pesquisadora e líder do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Unicamp/Unesp, é também membro brasileiro da FAI (Fundacion America por La Infancia), sediada no Chile.

O evento é realizado por meio do Centro Municipal de Referência do Professor e da Autarquia Municipal de Ensino (AME) e fará o diálogo com diversos temas como clima escolar, relações com as regras, comunicação construtiva, educação ambiental e consumo, educação para a autonomia, dentre outros. Todas as informações sobre o seminário estão disponíveis no site https://sites.google.com/view/seminario-convivencia-etica.

Desde 2017, a Secretaria Municipal de Educação trabalha com a questão da convivência ética nas escolas e, no último mês, com a publicação do Documento Municipal: Diretrizes para Elaboração dos Currículos Escolares, Poços de Caldas passou a ser o primeiro município do país a contar com o Plano de Convivência Ética nas escolas como política pública de educação.

“Nós trouxemos a proposta no sentido de oferecer uma qualidade de relações no ambiente da escola que seja promotora de avanços escolares. A gente sabe que o desempenho do aluno e do professor está intimamente ligado à qualidade das relações que são estabelecidas no ambiente escolar. Então, desde o início da nossa gestão, temos oferecido formação e diagnóstico para primeiro conhecer a realidade de cada unidade e saber qual é a incidência de conflitos, quais tipos de conflitos, como são feitas as mediações, enfim, ter um panorama e, a partir desse diagnóstico, traçar um planejamento que incida não só sobre ações pontuais no momento da crise, mas, sobretudo, que antecipe esses momentos fazendo um trabalho de prevenção contra todo e qualquer tipo de violência”, destaca Flávia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.