Cultura lança 11 editais para propostas artísticas

A Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas  publicou, na última sexta, 12, onze editais para recebimento de propostas artístico-culturais para eventos e projetos a serem realizados ao longo do ano.

Os editais são para os seguintes eventos e projetos: 17ª Semana Nacional de Museus, Virada à Mineira, Festival de Inverno Julho Fest – 25 anos, Pró-Museu, Semana de Cultura Popular, Intercâmbio Cultural, Concurso de Poesias Teresa Maria Valques, Concurso de Artes Plásticas e Fotografia, Prêmio Benigno Gaiga, Prêmio de Incentivo à Dança e Prêmio de Incentivo ao Circo, que será realizado pela primeira vez na cidade. 

Virada à Mineira será um dos projetos a receber as propostas – foto divulgação

Os editais podem ser acessados no Diário Oficial do Município, no site da Prefeitura, na edição do dia 12. 

Representantes da secretaria e do Conselho Municipal de Cultura estiveram no gabinete do prefeito Sérgio Azevedo na tarde de sexta para lançar, simbolicamente, os editais, que movimentam toda a cadeia produtiva do setor cultural na cidade. “É muito importante incentivar o setor cultural. As pessoas também percebem a importância e gostam quando há atividades pela cidade”, destacou o prefeito.  “Queremos que a Secretaria de Cultura se torne um modelo”, acrescentou, sobre a gestão cultural. 

O presidente do Conselho de Política Cultural, Pedro Moraes, disse que a cidade ganha muito com a descentralização das atividades culturais. “Hoje, as atividades chegam mais em outros locais do que antes”, avaliou. 

Todos os editais são publicados em conformidade com o Sistema Municipal de Cultura (SMC) no atendimento das metas do Plano Municipal de Cultura (PMC) que visam a preservação e a produção cultural em Poços de Caldas ao longo do ano de 2019. 

Editais

1) Edital 3/2019 | 17ª Semana Nacional de Museus: Edital de seleção de propostas artístico-culturais que visem à ocupação do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, dentro da programação da 17ª Semana Nacional de Museus com o tema “Museus como núcleos culturais e o futuro das tradições”. 

2) Edital 4/2019 | Virada à Mineira: Edital que visa selecionar propostas nas áreas de teatro, música, dança e outras áreas artísticas para comporem a programação da terceira edição do festival Virada à Mineira. 

3) Edital 5/2019 | Festival de Inverno Julho Fest – 25 anos: Edital de seleção de propostas teatrais, musicais, oficinas e artes integradas para comporem a programação oficial do 25º Festival de Inverno de Poços de Caldas que será realizado de 6 a 21 de julho, neste ano com o tema “Poços de Caldas, Cidade Cultural”. 

4) Edital 6/2019 | Pró-Museu: Programa de Ocupação do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas com o objetivo de democratizar o espaço e receber oficinas, exposições, palestras e apresentações musicais e teatrais. Terão relevância no processo de seleção, os projetos que abordem a cultura crítica. 

5) Edital 7/2019 | Preservação da Cultura Popular “Semana Amadeu Francisco”: O edital que neste ano presta homenagem ao já saudoso mestre Amadeu Francisco, que durante mais de 50 anos desenvolveu ações ligadas à Catira, à Folia de Reis, à Dança/Terço de São Gonçalo do Amarante e à Reza das Almas, selecionará iniciativas que visem a preservação de diversas manifestações tradicionais e de cultura popular de Poços de Caldas. 

6) Edital 8/2019 | Intercâmbio Cultural: Em conformidade com a programação de formação na área da Cultura do Sistema Municipal de Cultura, o edital visa selecionar artistas e grupos culturais para apoio e intercâmbio cultural em outras localidades. Os selecionados terão a oportunidade de participarem de eventos, cursos, produções, pesquisas ou residências artísticas culturais promovidas por instituições brasileiras, no período de junho a dezembro de 2019. 

7) Decreto 12.921/2019 | Concurso Municipal de Poesias Infantojuvenil “Teresa Maria Valques Carvalho de Faria”: o concurso procura incentivar a criatividade literária e o hábito de leitura e escrita, promover novos talentos literários, valorizar a arte poética, incentivar e desenvolver as competências de reflexão e de expressão por meio da palavra. 

8) Decreto 12.922/2019 | Concurso Nacional de Artes Plásticas e Fotografia Salão Bruno Filisberti – 6º CONARTE: Artistas plásticos, visuais e fotógrafos poderão inscrever seus trabalhos para o concurso nacional de artes que acontecerá dentro da programação do Julho Fest 2019. 

9) Decreto 12.923/2019 | Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro – 5º edição: O chamamento selecionará quatro produções teatrais locais para integrarem a programação do Julho Fest 2019, o objetivo é incentivar a cena teatral local com produções inéditas. 

10) Decreto 12.924/2019 | Prêmio de Incentivo ao Circo – 1ª edição: inovação do ano de 2019, que contempla as demandas do Plano Municipal de Cultura, em função do grande crescimento deste segmento artístico na cidade de Poços de Caldas. 

11) Decreto 12.925/2019 | Prêmio de Incentivo à Dança – 2ª edição: Em sua segunda edição, o prêmio visa valorizar e incentivar a dança. O edital contemplará dois espetáculos, com premiação no valor de R$ 6 mil reais para cada. 

Mais informações sobre os editais podem ser obtidos no link http://bit.ly/2UhvlhG, na Secretaria Municipal de Cultura, localizada no Espaço Cultural da Urca ou ainda pelos telefones 3697-2389 e 3697-2335 e pelo e-mail cultura@pocosdecaldas.mg.gov.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *