NotíciasSaúde

Deliberação autoriza municípios a vacinar adolescentes contra Covid-19 em Minas

A vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos foi autorizada em Minas Gerais pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais – CIBSUS/MG. Por meio da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.508, os municípios podem acrescentar os adolescentes nos grupos prioritários.

Ministério da Saúde estima que 20 milhões de adolescentes sejam vacinados contra a Covid-19 no Brasil Foto: Cristine Rochol

Pela Deliberação aprovada no dia 3 de setembro, os municípios que concluíram a vacinação da população adulta, com idade igual ou superior a 18 anos, poderão vacinar os adolescentes, caso haja disponibilidade de reserva técnica da vacina Pfizer/Comirnaty.

Caberá aos municípios finalizarem a vacinação na população adulta e comunicar de forma oficial a Superintendência Regional de Saúde e o Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com a Deliberação as Secretarias Municipais de Saúde não poderão utilizar de forma alguma as vacinas referentes a segunda dose, o que poderia comprometer o abastecimento posterior.

Os municípios que atenderem às normas da Deliberação deverão iniciar a vacinação nos adolescentes de forma escalonada por faixa etária decrescente e por ordem de prioridade. Ou seja, de início terão preferência os adolescentes que fazem parte dos grupos prioritários (deficiência, comorbidades, gestantes e puérperas).

publicidade supservale supermercados

Itajubá inicia vacinação contra Covid-19 em adolescentes

Na região a cidade de Itajubá inicia a vacinação em adolescentes nesta quarta-feira, 15.

Apenas os adolescentes que se cadastraram anteriormente no site da prefeitura e receberam a autorização com o código QR Code poderão ser vacinados. Além disso, é obrigatório a assinatura dos pais ou responsável de um Termo de Autorização e também um documento que comprove que o adolescente faz parte do grupo prioritário.

Também nesta quarta-feira, o município inicia a aplicação da terceira dose de reforço na população idosa que vive em asilos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.