Dia comemorativo ao profissional do salão de Beleza
No Brasil, o dia oficial do barbeiro e cabeleireiro é comemorado em 19 de janeiro. Conforme a lei 12.592 de 18/01/2012, sendo publicada no Diário Oficial da União do dia seguinte. Aos profissionais de todas as funções no salão por atividade comercial, e vigilância de saúde[1].
Vale destacar outras datasanteriores, 03 e ou 06 de setembro, sugeridas por sindicatos ou federações da classe. Também 03ou 11 de novembro, ora celebrados junto ao dia do padroeiro, São Martinho de Porres.
Martinho de Lima (09 de dezembro/1579 – 03 de novembro/1639, Peru). Filho ilegítimo de João de Porras, nobre espanhol pertencente a Ordem de Alcântara, e de Ana Velásquez, negra alforriada. Fato da palavra “porra” ter expressão não conveniente pra inspirar a devoção de um santo, a Igreja Católica mudou o nome para Porres, e permitiu sua difusão aos países lusófonos (povos e nações arregimentados à cultura portuguesa).
Ainda na infância, Martinho e sua irmã Joana,ambos reconhecidos pelo pai foram levados para Guayaquil, onde ocupava um cargo na administração local. Quatro anos depois, seu pai nomeado governador do Panamá, enviou o filho pra mãe em Lima, e a filha aos cuidados de outros parentes.
Martinho de Porres tornou-se aprendiz de Mateo Pastor, que exercia o ofício de cirurgião, barbeiro e dentista. O jovem mestiço aprendeu os rudimentos de medicina, que lhe foram úteis no convento.
Em 1837 Martinho foi Beatificado pelo Papa Gregório XVI, e em 1962 canonizado pelo Papa João XXIII. Sua festa litúrgica celebra-se a 3 de Novembro, como o santo patrono dos mestiços católicos[2].
*O autor
é barbeiro e formado em Ciências Sociais, pesquisador sobre Narrativa.
[1]Lei nº 12.592, de 18 de Janeiro de 2012 – Planalto.
[2]wikipedia.org/wiki/Martinho_de_Porres.