Dia Mundial do Meio Ambiente: Poços tem um dos maiores índices de área verde

O dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, 5, é uma data para reforçar a importância da preservação ambiental em nosso município e em todo mundo. Poços de Caldas é uma das cidades privilegiadas pela quantidade de área verde existente no município.

Parque José Affonso Junqueira é uma das principais áreas verdes de Poços – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

Espaços como o Parque José Affonso Junqueira, Parque Municipal Antônio Molinári na zona oeste, Parque Ecológico da zona sul, Parque da Serra de São Domingos, entre outras dezenas de praças e jardins, fazem de Poços um dos municípios com um dos maiores índices de área verde por habitante. Atualmente  cada morador no perímetro urbano tem disponível em média 100 metros quadrados de área verde.

Estes dados fazem parte do estudo feito pelo engenheiro ambiental e mestre e professor de Direito Ambiental, Luiz Francisco Fernandes Pereira, conforme divulgação no Poçoscom.com em 2017.

Ao longo de 2 anos, Pereira realizou um mapeamento que apontou este índice de 10 metros quadrados é muito maior do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde – OMS, que prevê 15 metros quadrados de área verde por habitante. Maior ainda que o recomendado pelo Manual de Arborização de Minas Gerais, que  estima 13 metros quadrados por habitante.

É importante ressaltar que o mapeamento considera como área verde os espaços no perímetro urbano permitem a infiltração da água da chuva no solo, ou seja, ruas arborizadas não foram levadas em conta, pois a área onde os troncos ficam geralmente são concretados e não permitem uma grande absorção da água da chuva.

A área verde proporciona  ainda outros benefícios para os moradores como a saúde e o lazer e isso influencia em muito na qualidade de vida da população.

Além disso, as  áreas verdes amenizam a temperatura. Ao longo do mapeamento foram feitas duas medições de temperatura em locais considerados ilhas de calor. Uma no inverno e outra no verão. E o resultado foi uma diferença de 5 graus a menos na temperatura, quando comparada regiões como a Rua Assis e o Parque Municipal. Onde tem a área verde à temperatura é mais amena e agradável.

O mapeamento concluído em 2014 virou artigo científico apresentado durante o Congresso Nacional do Meio Ambiente do ano passado e também virou objeto de estudo em Campina Grande na Paraíba.

Um comentário em “Dia Mundial do Meio Ambiente: Poços tem um dos maiores índices de área verde

  • 6 de junho de 2019 em 14:36
    Permalink

    POÇOS DE CALDAS, SALA DE VISITA DE MG, COMO DIZIA MEU SAUDOSO PAI: JOSE MARQUES DE SOUZA JR

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *